Agência Minera Brasil
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 10 de setembro de 2024
Autoridades e dirigentes do setor mineral evidenciam essencialidade da maior oferta de minérios para um futuro mais sustentável.
Aumenta a consciência coletiva em torno da relevância da mineração e dos minérios que produz para o Brasil e o mundo terem condições de acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, em que se privilegiam as fontes de energia renovável. Esta foi a conclusão após os discursos de autoridades federais, estaduais, dirigentes do setor mineral durante a solenidade de abertura da EXPOSIBRAM 2024, que acontece até 12 de setembro, na Expominas, em Belo Horizonte.
“A mineração é parte da história e sem ela não haveria a civilização que hoje conhecemos. Somos os artífices do futuro. Os minerais críticos e estratégicos são decisivos para a transição energética e não haverá saída para a humanidade, em razão do agravamento da emergência climática, sem considerarmos o crescimento da oferta desses minerais”, afirmou Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM, entidade organizadora do evento. Os minérios são essenciais para o desenvolvimento de tecnologia e equipamentos para combater os efeitos da mudança do clima.
Governo de MG defende mineração responsável e sustentável
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, representou o governador do estado, Romeu Zema. Ele disse que a mineração “é parte da essência de Minas Gerais. Uma mineração que precisa ser sempre responsável e sustentável, mas que jamais deve ser combatida por representar algum tipo de mal (…) a mineração a gente percebe também para soluções para um meio ambiente mais equilibrado, ou será que alguém falaria em transição energética se não se falasse dos minerais críticos e estratégicos para que a transição se transforme em realidade? (…) “.
Ana Sanches, CEO da Anglo American no Brasil e presidente do Conselho Diretor do IBRAM, disse que o “futuro do país depende da mineração. Ela e a transição energética andam de mãos dadas”. Sanches ressaltou que o setor mineral brasileiro está em fase de transformação para se tornar ainda mais sustentável, responsável e seguro e que é fundamental que as pessoas tenham esta percepção para que possam reconhecer as contribuições da indústria da mineração às suas vidas.
O presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), deputado federal Zé Silva, lembrou que o “setor mineral saiu da retranca e agora passa a fazer parte das prioridades das discussões no Congresso Nacional” com apoio da FPMin. Ele mencionou pautas positivas para o setor, como o projeto de lei, que tramita na Câmara dos Deputados voltado a criar uma política nacional de estímulo à produção de minerais críticos e estratégicos para a transição energética.
EXPOSIBRAM 2025 será na Bahia, anuncia governador do estado
O governador da Bahia, Jerônimo Souza, disse que aquele estado “traça agendas voltadas à promoção das energias renováveis e agora, com a parceria do IBRAM, vamos fortalecer o nosso atlas da mineração sustentável”. Ele fez esta referência ao comentar que em 2025 a Bahia vai sediar a edição 2025 da EXPOSIBRAM.
A representante do presidente da Câmara, Arthur Lira, a deputada federal Greyce Elias, também pontuou a importância da mineração para a transição energética e disse que atua, em parceria com o IBRAM e a FPMin, de modo a traçar estratégias para levar à sociedade dados reais sobre a indústria da mineração brasileira. Um dos caminhos, disse, “será propor a revisão do material didático escolar” para dar oportunidade a crianças e adolescentes conhecerem informações contextualizadas e atualizadas sobre o setor mineral e sua importância para as pessoas e o planeta.
Alexandre D’Ambrosio, vice-presidente executivo da Vale, falou em nome dos patrocinadores da EXPOSIBRAM 2024: “todos sabemos que a mineração tem um papel essencial na construção de um futuro mais sustentável e um mundo melhor. Fico feliz de ver que o setor vem transformando sua forma de operar e não apenas seu desempenho de produção de forma mais segura, eficiente, mas, também, para gerar cada vez mais valor para a sociedade, para as comunidades, para os empregados e fornecedores. Temos obrigação de deixar legado positivo nos locais onde operamos”.
IBRAM firma acordos com governo de MG para capacitação em gestão de riscos
Na solenidade de abertura, o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, e o chefe do Gabinete Militar do Governo de MG, coronel Carlos Otoni Garcia, assinaram acordo de cooperação para promover a capacitação dos agentes públicos em gestão de riscos e de desastres. Este projeto reforça a segurança em relação às operações de mineração e a capacidade de resposta dos agentes públicos para prevenir riscos.
EXPOSIBRAM homenageia personagens que defendem a mineração
Na abertura da EXPOSIBRAM 2024 também foram feitas homenagens aos que defendem a mineração brasileira. Receberam uma placa comemorativa: AngloGold Ashanti; CETEM; Patrícia Procópio, presidente da WIM Brasil; deputado Zé Silva; Mauro Sousa, diretor-geral da ANM; Inácio Melo, diretor-presidente do SGB/CPRM; Alex Dias Carvalho, presidente da FIEPA; a CBPM; a FIEMG; Marília Carvalho de Melo, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de MG; Fernando Passalio, secretário de Desenvolvimento Econômico de MG.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil
Leia também
-
Agência Minera Brasil Mineração é estratégica para nova política industrial
23 de janeiro de 2024Raul Jungmann, presidente do IBRAM, participou da formulação da proposta do CNDI e comenta a importância da expansão...
Saiba Mais -
Agência Minera Brasil Vantagem competitiva: lítio produzido no Brasil tem rastreabilidade social e ambiental
17 de setembro de 2024A Sigma Lithium participou da Exposibram 2024 com estande do programa social Donas de Mim e sua CEO, Ana Cabral, participou de painéis e reuniões, entre elas, com representantes do governo da
Saiba Mais -
Agência Minera Brasil MINERAÇÃO FATURA R$ 129,5 BILHÕES NO PRIMEIRO SEMESTRE
25 de julho de 2024Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), apontam que o setor mineral brasileiro teve faturamento de R$ 129,5 bilhões, aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2023,
Saiba Mais