Quer saber sua nota no Enem antes do resultado oficial? Calculadora estima o desempenho dos alunos

Ferramenta gratuita do Bernoulli Educação utiliza o mesmo modelo estatístico do Inep e permite simular a aprovação em universidades públicas pelo Sisu

13 de novembro de 2025

Quer saber sua nota no Enem antes do resultado oficial? Calculadora estima o desempenho dos alunos

Quem quiser obter uma estimativa do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não precisa esperar pela divulgação oficial das notas, que é prevista apenas para janeiro.

Isso porque o Bernoulli Educação, instituição 11 vezes primeiro lugar nacional no Enem* e referência no tema, desenvolveu a Calculadora do Enem com o método estatístico de Teoria de Resposta ao Item (TRI), o mesmo modelo utilizado pelo Inep.

Esse método é diferente do usado pelos vestibulares tradicionais, a Teoria Clássica dos Testes (TCT), já que a TRI considera o grau de dificuldade de cada questão e o padrão de respostas do candidato. Assim, duas pessoas com o mesmo número de acertos podem ter notas diferentes, dependendo da consistência dos resultados.

Rommel Domingos, sócio-fundador do Bernoulli Educação, explica que a TRI mede a coerência e a consistência das respostas, e não apenas o número de acertos.

“Para o segundo dia de provas, a melhor estratégia é priorizar as questões em que se tem mais segurança e conhecimento, garantindo coerência e, consequentemente, uma pontuação mais alta”, explica.

A calculadora está disponível de forma gratuita neste link. Basta que o estudante insira suas respostas na plataforma e obtenha a estimativa da nota final e por área. A navegação é intuitiva, e a ferramenta funciona em qualquer dispositivo e oferece recursos de acessibilidade, como preenchimento por áudio.

O primeiro dia do Enem foi realizado no último domingo (9/11) e contou com cerca de 3,5 milhões de participantes, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já a segunda e última prova acontece no próximo domingo (16/11).

* Consideradas as médias das provas objetivas de escolas com mais de 100 alunos, segundo dados do Inep 2010-2024.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Bernoulli Educação.