Estadão Summit Imobiliário 2025 debate o futuro do setor e as novas forças do mercado

Evento reuniu lideranças e especialistas em São Paulo, para discutir economia, habitação, inovação e urbanismo

4 de novembro de 2025

Estadão Summit Imobiliário 2025 debate o futuro do setor e as novas forças do mercado

O Estadão Summit Imobiliário 2025 aconteceu no Unibes Cultural, em São Paulo, em 30 de junho, durante o Dia do Mercado Imobiliário Estadão, reunindo autoridades, economistas, especialistas e executivos para debater os desafios e as oportunidades que moldam o futuro do mercado imobiliário brasileiro. Com foco nas tendências econômicas e de inovação, o evento abordou os desafios fiscais, o avanço da habitação popular, a transformação urbana do centro de São Paulo e o papel da tecnologia na evolução do mercado imobiliário.

Na abertura, Fernando Honorato, economista-chefe do Bradesco, destacou que a economia segue resiliente, mas que o ajuste fiscal será inevitável a partir de 2027. A palestra sobre a economia brasileira apontou que o Minha Casa, Minha Vida já representa metade dos lançamentos no País e que a nova faixa voltada à classe média deve ampliar o acesso à moradia.

No painel “Habitação popular no Brasil: o passado e o futuro”, estiveram presentes  Hailton Madureira de Almeida, secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, e Roberto Carlos Ceratto, diretor executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal. O debate partiu do papel central do Minha Casa, Minha Vida, que já responde pela maior parte dos lançamentos imobiliários em São Paulo. Em conjunto, o painel sinalizou desafios e caminhos para dar continuidade ao ciclo de expansão da habitação popular, com atenção a funding, governança e políticas complementares nos Estados.

O painel sobre “retrofit e revitalização urbana” destacou o movimento de reocupação do centro de São Paulo, impulsionado por políticas públicas e investimentos privados. Participaram do debate: Elisabete França, secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Guil Blanche, fundador e CEO da Planta Inc., Marcelo Falcão, diretor de Novos Negócios e Comunicação da Somauma, e Maxime Barkatz, sócio-fundador da Ilion Partners, que reforçaram a importância da colaboração entre o setor público e a iniciativa privada para viabilizar novos projetos de moradia.

Já o painel “Inteligência Artificial no Mercado Imobiliário” reuniu Fábio Garcez, CEO do CV CRM, Igor Gushiken, diretor de Dados e IA no QuintoAndar, e Rafael Yoshioka, fundador da Hypnobox, que apresentaram cases sobre o uso de dados e automação para otimizar processos, reduzir custos e aprimorar a jornada do cliente.

Assista à transmissão do Summit na íntegra aqui: Manhã | Tarde. E saiba mais sobre o conteúdo abordado no evento, baixando o e-book As Novas Forças do Mercado Imobiliário aqui.

O Dia do Mercado Imobiliário Estadão teve patrocínio de Embraesp, CDHU, Secovi-SP, QuintoAndar e AW Realty Incorporadora.