A executiva conta como foi o processo de rebranding da empresa e faz uma análise sobre o cenário do mercado de aluguel de carros
9 de setembro de 2025
Com 30 anos de carreira, Tatiana Rocha, diretora de Marca da Localiza&Co, traz à empresa a experiência de diferentes setores e a visão de marketing como estratégia de negócios. Em entrevista ao Estadão Blue Studio, ela detalha o rebranding da empresa para Localiza&Co, o papel da companhia na inovação tecnológica e como o futuro do aluguel de carros caminha para jornadas digitais, autônomas e mais fluidas para o cliente.
Sou engenheira de formação, mas estou no marketing há 30 anos. Passei por diversos lugares e acho que cada um me deixou algum legado que me fez uma profissional mais completa para chegar até aqui. Na Localiza, eu aprendi sobre gente, resultado, cuidado com o outro, acolhimento e como a tecnologia é importante para a gente construir o futuro da mobilidade.
O rebranding da Localiza nasceu do desejo genuíno de construir uma marca que se comunicasse melhor com os clientes, que fosse mais digital e moderna, e que traduzisse as nossas ambições para os próximos 50 anos. O mais importante é que não estamos falando de uma questão estética, e sim de transformar o negócio de maneira que o cliente entenda qual é a proposta e quais são as nossas ambições enquanto empresa, para entregar uma Localiza cada vez melhor e maior. Há também a questão de gerar senso de pertencimento. Foi nesse momento que criamos a Localiza&Co, consolidando as marcas comerciais da Localiza sob um guarda-chuva único, que chamamos de ecossistema. Ali simplificamos a nossa oferta e a nossa estrutura para o mercado, fazendo com que os nossos colaboradores sentissem que pertenciam a algo maior. Assim, todos que trabalham hoje na Localiza Seminovos, na Localiza Aluguel e na Localiza Meoo, que é o carro por assinatura, sentem que fazem parte de um negócio maior.
Gostamos de dizer que a Localiza é uma empresa de tecnologia que também aluga carros. O Localiza Labs é o lugar onde há mais pessoas atuando, desenvolvendo novas soluções para transformar a jornada de todos os nossos clientes, seja qual for o negócio, em uma experiência mais fluida, na qual possamos agregar mais valor ao dia a dia. O Labs está devolvendo para nós tecnologia para o desenvolvimento de produtos, de precificação, de distribuição de frota e para o uso de inteligência artificial em nossos negócios e na produção criativa.
Nossas pesquisas mostram que o cliente deseja cada vez mais comodidade, ou seja, jornadas cada vez mais digitais e autônomas. Especificamente sobre o que o aluguel representa na vida das pessoas. Ele significa liberdade. Assim, além de fornecer o carro, buscamos oferecer soluções que tornem essa jornada mais fluida. Acredito que o futuro será totalmente fast, com retirada totalmente digital. Há clientes que preferem passar no balcão, conversar com o atendente ou ter o acolhimento de uma agência, mas precisamos oferecer opções. E penso que o futuro é esse: um futuro de muitas opções, em que a maioria das pessoas provavelmente aderirá à opção 100% digital, aquela em que o cliente é totalmente autônomo.
Durante algum tempo, o marketing perdeu importância estratégica nos negócios por ter ficado muito fragmentado. Para que o marketing volte a ser uma alavanca de geração de valor para as companhias, é preciso interromper esse processo de fragmentação e atuar como um marketing que oferece soluções completas, tanto internamente quanto externamente.A comunicação, a criatividade e a digitalização sempre serão importantes. Os negócios continuarão avaliando a performance de curto prazo, enquanto alguns estão começando a olhar mais para o médio e longo prazo. É preciso interromper essa fragmentação e se consolidar novamente como uma alavanca de valor. Precisamos atuar como um marketing único. Só assim voltaremos a ser uma alavanca de geração de valor para as companhias.
Dê o play e inspire-se com os insights dessa conversa!
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O Estadão Blue Studio Perfil Profissional é um espaço para convidados compartilharem suas trajetórias, experiências e inspirações com o mercado. As informações e opiniões são de responsabilidade única dos autores. Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Estadão.
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