VSR: um vírus silencioso que avança entre os idosos

Com sintomas confundidos com resfriado, Vírus Sincicial Respiratório está por trás de hospitalizações e ameaça a saúde de pessoas acima de 60 anos

22 de julho de 2025

VSR: um vírus silencioso que avança entre os idosos

Neste domingo (20), foi publicada, na edição impressa do Estadão, uma série de matérias sobre o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), produzida pelo Estadão Blue Studio e apresentada por GSK.

De acordo com as informações, o vírus tem aparecido com frequência crescente entre adultos acima de 60 anos, e, no caso dos idosos, pode significar um caminho curto entre sintomas leves e complicações graves, transformando uma tosse ou um mal-estar em pneumonia, por exemplo.

“O grande problema de vírus em células respiratórias é que ele não entra no radar das complicações respiratórias”, explica Filipe Prohaska, infectologista da Oncoclínicas. “Mas é um vírus que causa muita complicação, principalmente no extremo das idades.”

Dados do Boletim Epidemiológico InfoGripe, do Ministério da Saúde, mostram que o VSR foi responsável por 45% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil na última quinzena de junho, sendo responsável, no mesmo período, por 17% dos óbitos.

O vírus é transmitido pelo contato com secreções de pessoas infectadas ou superfícies contaminadas. A partir disso, ele inflama e obstrui as vias aéreas, dificultando a respiração — e a demora em buscar atendimento pode agravar o quadro.

“Os adultos e os idosos tendem a se sentir mais fortes e, por isso, demoram mais para procurar ajuda. Isso pode levar a desfechos piores”, alerta Paula Peçanha, infectologista do Hospital São Paulo e coordenadora de controle de infecção do Hospital Edmundo Vasconcelos.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de GSK.

Diagnóstico tardio de VSR acende alerta para complicações graves
Vírus Sincicial Respiratório representa risco crescente à saúde de adultos mais velhos, especialmente os com doenças crônicas.

Além da infância: o perigo silencioso do VSR para os idosos
Vírus comum entre bebês e crianças pode ser transmitido para avós e outros adultos vulneráveis, com consequências graves². Especialistas alertam para os riscos e as formas de prevenção.

Saiba como se proteger do VSR
Conhecimento sobre sintomas e medidas preventivas podem salvar vidas.