Transplantes, pesquisa e gestão pública: como a Rede D’Or atua em responsabilidade social

Parceria no Hospital Estadual da Criança e apoio do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino mostram a presença em políticas públicas de saúde e na formação de cientistas brasileiros

22 de dezembro de 2025

Transplantes, pesquisa e gestão pública: como a Rede D’Or atua em responsabilidade social

A Rede D’Or, maior empresa de saúde da América Latina, promove ações sociais que incluem apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS), investimento em ciência de padrão internacional e difusão de protocolos assistenciais, fortalecendo o sistema de saúde brasileiro em diversas regiões do país.

O Hospital Estadual da Criança (HEC), no Rio de Janeiro, por exemplo, é administrado há mais de dez anos em parceria entre o governo estadual e o Instituto D’Or de Gestão de Saúde Pública, braço social da Rede D’Or.

A unidade é dedicada ao cuidado de alta complexidade para crianças e adolescentes, e, além disso, é um dos únicos três hospitais brasileiros a realizar transplante renal em crianças com menos de 15 kg. Bebês de até 1,6 kg com câncer também são operados no hospital com técnicas minimamente invasivas.

Por lá, já foram realizados no hospital, desde 2013, mais de 300 transplantes em crianças e adolescentes, 62 mil cirurgias e 253 mil consultas ambulatoriais.

Outro diferencial é que, há 15 anos, a Rede D’Or, por meio do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor), apoia projetos de pesquisadores brasileiros e a cooperação com centros internacionais.

Um exemplo disso é o encontro da norte-americana Jennifer Doudna, ganhadora do prêmio Nobel, com os brasileiros Bruno Solano e Thyago Calvo, que participaram de treinamento com a cientista. Ambos integram a iniciativa Ciência Pioneira, voltada ao financiamento de pesquisas de fronteira.

Bruno e Thyago estão entre os 48 cientistas apoiados pelo Idor nesse programa. Eles estudam tratamentos inovadores e acessíveis para doença falciforme e doenças degenerativas.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Rede D’Or.