Transição energética para um futuro sustentável

A Siemens Energy tem investido em diversas iniciativas que fomentam uma cultura de crescimento para profissionais engajados com a causa da transição energética

19 de agosto de 2025

Transição energética para um futuro sustentável

O mercado brasileiro é um dos mais relevantes no setor de energia renovável, tanto por sua diversidade de alternativas quanto pelo seu potencial de crescimento. Para se ter uma ideia, só no ano passado, o Brasil recebeu investimentos de US$ 37 bilhões em transição energética, o que o coloca na sétima posição do ranking global, de acordo com estudo da Bloomberg NEF.

Este cenário amplia as perspectivas para profissionais de todos os níveis e todas as formações, que queiram trabalhar no setor. Um dos principais atrativos é contribuir ativamente para um futuro mais sustentável, considerando-se que as metas de descarbonização dependem, em grande parte, da expansão das modalidades de energia renovável e do ganho de eficiência energética.

Neste contexto, a Siemens Energy aumentou significativamente sua presença no Brasil desde que se tornou uma organização independente, em 2020. “Costumamos dizer que estamos numa startup com mais de 100 anos de história”, brinca a diretora executiva de Recursos Humanos para a América Latina, Dione May Yamamoto.

A empresa desempenha um papel fundamental na transição energética, já que, de toda a energia produzida no mundo, 17% passam por equipamentos e soluções da empresa, que atua em 90 países.

Comprometida com o crescimento econômico, a redução de emissões, a geração de empregos de qualidade e a inclusão, a Siemens Energy possui 6 fábricas e 3.600 funcionários no País, metade dos quais alocada na sede, em Jundiaí (SP).

Além das questões ambientais, outro pilar das políticas corporativas de sustentabilidade é o social, no qual a Siemens Energy também vem se destacando como empregadora. Um exemplo está no conjunto de iniciativas em prol da equidade de gênero. Hoje, 25% dos cargos de liderança no Brasil são ocupados por mulheres e a meta é chegar a 30% até 2030, por meio de ações afirmativas. 

Há também programas voltados à promoção da diversidade racial, à valorização da identidade de gênero e da orientação sexual, bem como à inclusão de pessoas com deficiência e de profissionais com mais de 60 anos.

Siemens Energy é uma marca licenciada pela Siemens AG

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Siemens Energy.