Setor de seguros prioriza resiliência climática em evento da Zurich

Companhia reuniu especialistas para debater soluções inovadoras ante as mudanças climáticas

11 de abril de 2025

Setor de seguros prioriza resiliência climática em evento da Zurich

Promovido pela Zurich Seguros, o evento Improve: Juntos Pela Resiliência Climática foi realizado no Palácio Tangará, em São Paulo, e reuniu especialistas de diversas áreas, incluindo empresas, setor público e setor segurador. A mediação foi feita pela jornalista Giuliana Morrone.

“É inegável que estamos diante de um grande desafio, tanto do ponto de vista do aumento da frequência de desastres climáticos quanto do ponto de vista de adaptação das cidades e de redução do ‘gap’ da cobertura de seguro para a população e para as empresas”, disse Edson Franco, CEO da Zurich Seguros, durante o evento.

De acordo com o último Relatório de Riscos Global do Fórum Econômico Mundial, por exemplo cinco dos principais riscos de longo prazo estão ligados ao meio ambiente e à transição climática.

“É fundamental colocarmos todos os entes da sociedade sentados ao redor de uma mesa, promovendo a busca por essa resiliência e pela adaptabilidade das cidades, de toda a sociedade, de empresas e dos nossos serviços”, afirma José Bailone, diretor executivo de Seguros Corporativos da Zurich.

Já Dyogo Oliveira, presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), disse que o mercado brasileiro de seguros oferece cobertura para o agronegócio, para as empresas e para as famílias quando se fala da questão climática. “O que falta avançar? É preciso aumentar a penetração dessa cobertura, que hoje é muito pequena.”

O executivo informou que somente 15% da população brasileira tem seguro e que os números do País são menores do que em outras localidades. “No Rio Grande do Sul, por exemplo, nós tivemos R$ 100 bilhões de perda estimada. E apenas R$ 6 bilhões de indenização de seguro. Ou seja, 6%. É muito pouco se você considerar que a média mundial está ao redor de 40% de cobertura do seguro.”

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Zurich.