Saiba como a Ypê vem consolidando compromissos da agenda ESG

Em podcast, gerente da empresa fala sobre a consolidação dos compromissos ESG no setor industrial brasileiro

12 de setembro de 2025

Saiba como a Ypê vem consolidando compromissos da agenda ESG

Durante um podcast produzido pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio da Ypê, o gerente de Sustentabilidade da companhia, Adriano Yamamoto, falou sobre a consolidação dos compromissos ESG no setor industrial brasileiro e como empresas de grande escala vêm incorporando esses princípios de forma estrutural, com impacto real e mensurável.

Isso porque a companhia, que completa 75 anos de operação no Brasil em 2025, tem feito movimentos consistentes na direção da sustentabilidade como diretriz estratégica.

Yamamoto cita o exemplo de tratamento da água, que é um dos principais insumos da empresa, para produzir o seu portfólio de produtos.

“Pra gente, é muito satisfatório, em um primeiro momento, olhar para a história da Ypê e ver que, desde a década de 1970, o Seu Waldyr [Beira], que é o fundador da companhia, já tinha essa mentalidade de construir tanques de captação de água da chuva. E, na década de 1990, instalando as primeiras estações de tratamento de água, de efluentes”, diz o executivo.

Ele também destaca a forma como a empresa foi amadurecendo a forma de fazer a gestão hídrica, com uma curva de aprendizagem que também acompanhou o crescimento da companhia, tendo em mente a segurança ambiental de cuidar desse tema. 

“A gente tem resultados bastante interessantes. Considerando a captação de água da chuva e o consumo dessa água junto com o reuso do efluente tratado durante a operação, a gente tem um consumo médio de 150 milhões de litros de água de reuso, nos últimos quatro anos”, afirma Yamamoto. “Isso é bastante relevante.”

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Ypê.