Por que empresas trocam chatbots tradicionais por agentes de IA avançados?

Marcas líderes transformam a produtividade com agentes autônomos de IA que operam 24h e potencializam o trabalho humano para a resolução de problemas complexos

12 de agosto de 2025

Por que empresas trocam chatbots tradicionais por agentes de IA avançados?

A implementação de agentes autônomos de Inteligência Artificial (IA) nas empresas colocam seus sistemas de automação em outro nível, fazendo com que operações fluam sem interrupções, demandas atendidas com precisão e processos aconteçam sem atrasos ou retrabalho que comprometem a produtividade.

É o que acontece com grandes organizações como a Yduqs, por exemplo. Ao adotar destes agentes, o grupo de ensino superior, que reúne instituições como Estácio, Ibmec, IDOMED e Wyden, pretende transformar o relacionamento com os alunos, personalizando a experiência e otimizando a estrutura de custos.

Outros casos são a editora educacional Wiley e a plataforma de reservas de restaurante OpenTable, nos Estados Unidos, que já contam com agentes autônomos de IA.

“Os agentes de IA representam uma nova era do trabalho digital – eles orquestram e executam tarefas complexas com alto valor. E o melhor: nunca param de trabalhar”, explica Patrick Stokes, VP executivo de Marketing de Produtos e Indústrias da Salesforce.

As ferramentas analisam, planejam e executam tarefas mesmo em cenários complexos, adaptando-se às necessidades de cada empresa e apoiando decisões estratégicas. Em outras palavras, criam uma inteligência corporativa sem comprometer a segurança dos dados críticos, ampliando a capacidade do trabalho humano, em vez de substituí-lo. 

A Salesforce tem atendido a essa crescente demanda do mercado com o Agentforce, plataforma que integra dados empresariais, processos automatizados e sistemas de CRM em uma interface unificada, permitindo que empresas implementem rapidamente agentes de IA como membros da equipe digital.=

Foto: Área para criação de agentes de IA durante o evento Dreamforce, em SãoFrancisco, Califórnia (EUA) Foto: Maurice Ramirez

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Salesforce.