Novos centros especializados impulsionam aprendizagem rural

Voltadas a diferentes temas, as estruturas contribuirão para disseminar tecnologias e ampliar a produtividade no campo

31 de março de 2025

Novos centros especializados impulsionam aprendizagem rural

Seis centros especializados em aprendizagem no campo estão sendo construídos por meio de iniciativas da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP).

Os projetos, alguns dos quais já estão em execução e outros em planejamento, ficarão localizados em diferentes regiões do Estado de São Paulo.

“É importante salientar que, além da especialidade de cada um, todos esses centros atuarão de forma multifuncional, como espaços educadores num sentido mais amplo”, explica Carlos Alberto Demeterco, assessor especial da presidência da Faesp/Senar e responsável pela coordenação dos projetos dos novos centros.

“A ideia que une essas iniciativas é impulsionar a formação profissional rural e a promoção social, bem como possibilitar aos participantes usufruir de todos os cursos ofertados pelo sistema Senar”, diz o especialista.

Um dos exemplos é o Centro de Excelência em Cana-de-Açúcar, em Ribeirão Preto, que é o mais avançado na etapa de construção. O prédio contará com oito blocos, todos interligados, onde será possível desenvolver novos combustíveis, a exemplo do hidrogênio verde e do combustível de aviação sustentável.

Já em São Roque haverá o Centro de Excelência em Tecnologia, instalado em uma fazenda de 59 hectares que pertence ao Senar-SP, com previsão de 8 mil m2 de área construída. A proposta é oferecer aos pequenos e médios produtores soluções tecnológicas avançadas, utilizando inteligência artificial e parcerias que possibilitem a utilização de Big Data, além de fomentar startups dedicadas à área rural.

Outro projeto ficará no Mirante do Paranapanema (foto), que ganhará um Centro Técnico em Agricultura Familiar, instalado no prédio do Senar-SP já existente na cidade. O foco, aqui, será na melhoria da produção agrícola nos assentamentos rurais, comuns na região. A estrutura representará também uma possibilidade para que esse público tenha acesso aos mais diversos cursos disponibilizados pelo Senar-SP.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Faesp.