Ultragaz amplia oferta e se torna plataforma de soluções em energia

Companhia investe em inovação para apoiar a indústria nacional na transição energética e na expansão do uso do biometano

3 de setembro de 2024

Ultragaz amplia oferta e se torna plataforma de soluções em energia

Como meios de auxiliar o processo de descarbonização do setor privado brasileiro, a Ultragaz vem ampliando nos últimos anos sua oferta de energéticos, desenvolvendo e acelerando soluções e alternativas de energia eficientes, viáveis, seguras, confiáveis.

E o biometano faz parte de uma destas soluções, já que o Brasil tem enorme potencial na produção desse biocombustível justamente por conta da origem do produto.

Erik Trench, diretor de Gases Renováveis da Ultragaz, destaca o processo realizado pela empresa. “O biometano já é gerado no Brasil a partir desse resíduo produzido nas grandes cidades, mas o diferencial está nas outras duas fontes”, explica. “Da cana, se faz tudo. E a indústria sucroalcooleira pode vir a ser a maior geradora de biometano do País. Além da pecuária, na qual o Brasil também é um dos maiores do mundo.”

O biometano, que começou a ser produzido pelo Brasil em 2012, é proveniente dos gases emitidos por resíduos que se encontram em aterros sanitários, usinas sucroalcooleiras, ou emitidos na pecuária, por exemplo. É uma fonte de energia alternativa ao diesel para frota pesada e ao gás natural fóssil na indústria, com importante papel na transição energética.

Um estudo divulgado em 2022 pela McKinsey mostrou que o mercado brasileiro de biometano pode chegar aos USD 15 bilhões até 2040, representando 50% da demanda de gás natural do País.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Ultragaz.