Tecnologia e educação andam de mãos dadas

Recursos tecnológicos despertam o interesse dos alunos e permitem a elevação da nota média

29 de setembro de 2024

Tecnologia e educação andam de mãos dadas

Um estudo elaborado por Rosa Maria Vacari, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), estima que ao menos quatro tipos de tecnologia estarão difundidos em 50% das escolas até 2030.

Isso porque, atualmente, a integração entre tecnologia e educação já está em andamento em redes e plataformas de ensino, por meio de apoio online, softwares educacionais e recursos multimídia, entre outras ações.

As novas tecnologias, como a inteligência artificial (IA), portanto, não estão influenciando apenas o mercado de trabalho, mas, também, a rotina escolar, tornando-se ferramentas pedagógicas importantes neste processo – simplificando e deixando a aprendizagem mais divertida.

“É inegável que a IA pode ajudar alunos, professores e os gestores das escolas, sem deixar de ser uma ferramenta individualizada”, analisa Rafael Martines, diretor-geral do SAS Educação. A solução educacional, que nasceu há 20 anos, no Ceará, aposta na tecnologia para expandir a capacidade crítica e criativa dos estudantes.

Uma das ferramentas é o uso de jogos educacionais para o auxílio dos estudos, que ajuda a personalizar o conteúdo a cada estudante e possibilita a elevação de até 13,3% na nota média.

Além disso, em relação à IA, professores das escolas parceiras do SAS Educação contam com uma solução para a correção de questões discursivas, que faz uma avaliação prévia para auxiliar na composição da nota, dada pelo professor.

Atualmente, o SAS Educação é adotado em todo o Brasil, por cerca de 1.260 escolas e, aproximadamente, 470 mil alunos.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de SAS Educação.