Ribeirão Preto conquista avaliação máxima em capacidade de pagamento

Nota A+ no ranking validado pelo Tesouro Nacional só foi conquistada por oito municípios paulistas

15 de junho de 2024

Ribeirão Preto conquista avaliação máxima em capacidade de pagamento

Criado com o objetivo de proporcionar transparência e segurança nas operações de crédito envolvendo o Tesouro Nacional, o Capag (Capacidade de Pagamento) avalia a situação fiscal dos municípios brasileiros e conta com uma análise validada pela Secretaria do Tesouro Nacional, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

Em sua edição mais recente, o município de Ribeirão Preto (SP) conquistou a nota máxima, A+, tornando-se um modelo de gestão financeira pública. A nota A significa saúde financeira exemplar, enquanto o símbolo mais (+) se refere à inclusão do município no ranking de qualidade fiscal.

Ribeirão Preto, com 700 mil habitantes, é o único entre os dez maiores municípios do Estado de São Paulo a obter a nova máxima. Os dados também mostram que a avaliação A+ foi atingida por apenas 152 dos 5.567 municípios brasileiros (ou seja, 2,73% do total), enquanto, no Estado, esse patamar foi conquistado por oito municípios (1,24% das 645 cidades paulistas).

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Prefeitura de Ribeirão Preto.