Regulamentação dos cigarros eletrônicos entra em consulta pública

Diversos aspectos relacionados aos vapes foram discutidos em vodcast promovido pelo Estadão Blue Studio

12 de dezembro de 2023

Regulamentação dos cigarros eletrônicos entra em consulta pública

O vodcast “A importância da regulamentação dos cigarros eletrônicos no Brasil”, produzido pelo Estadão Blue Studio com patrocínio da BAT Brasil, falou sobre a abertura da consulta pública sobre o tema no Brasil, na qual a sociedade civil terá um prazo de dois meses para se manifestar sobre o assunto.

Durante o encontro, Gustavo Lopes conversou com Alessandra Bastos, farmacêutica, ex-diretora da Anvisa e consultora científica da BAT Brasil, e Iuri Esteves, gerente de Assuntos Regulatórios e Científicos da BAT Brasil.

Um resolução da Anvisa, emitida em 2009, proíbe a fabricação, comercialização, importação e propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar no país. Mesmo assim, o número de consumidores de cigarros eletrônicos não parou de crescer. Segundo pesquisa realizada pelo Ipec, nos últimos quatro anos, o número passou de 500 mil para os atuais 2,2 milhões de adultos que consomem regularmente esses dispositivos.

De acordo com os participantes do vodcast, por ser proibido, essas pessoas estão consumindo produtos 100% contrabandeados, sem nenhum controle de qualidade. 

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de BAT Brasil.