Rede de apoio é fundamental no tratamento de doenças crônicas

Participação de amigos, familiares, colegas de trabalho e até de empresas traz resultados positivos no controle da enfermidade

25 de outubro de 2023

Rede de apoio é fundamental no tratamento de doenças crônicas

A participação da família no tratamento do diabetes pode possibilitar um ambiente mais propício a bons hábitos e adesão aos cuidados médicos, de acordo com uma pesquisa de 2020 apoiada pela Nova Nordisk.

Os dados apontaram que seis em cada dez familiares entrevistados participam de alguma forma dos cuidados com a saúde e o diabetes do filho (a) ou companheiro (a), que vai desde a compra de insulina até hábitos de saúde, como alimentação.

A importância desta participação e de seus benefícios vem ancorada em dados divulgados em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram que 52% das pessoas de 18 anos ou mais receberam diagnóstico de pelo menos uma doença crônica, como hipertensão, cânceres, obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares e respiratórios.

Desse total, 7,7% tratavam do diabetes, que é o equivalente a 12,3 milhões de pessoas. De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, o número de pessoas convivendo com a doença seria ainda mais alto: mais de 15 milhões. Até 2045, serão 23 milhões de pessoas.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio da Novo Nordisk.