Qual o papel do profissional de marketing hoje?

Questão dominou um debate proposto pela The Drum durante o festival Cannes Lions

16 de agosto de 2024

Qual o papel do profissional de marketing hoje?

Luiz Felipe Barros, global chief marketing officer da Channel Factory, participou de um painel organizado pela The Drum, publicação especializada nos mercados de marketing e mídia, durante o festival Cannes Lion 2024, para discutir os desafios do profissional de marketing nos dias de hoje.

O bate-papo foi moderado por Gordon Young, cofundador e editor-chefe do The Drum, e também contou com a participação de Nick Primola, group Executive VP da Association of National Advertisers (ANA); e Carmen True, VP marketing da Qualcomm.

O evento fez parte das discussões em torno do projeto “The Great Marketing Makeover”, lançado pela revista britânica durante o festival.

Gordon Young apresentou os primeiros resultados de um estudo sobre o tema, que mostra que apenas 20% dos profissionais de marketing acreditam que os CMOs são vistos como igualmente influentes em comparação com outros executivos do C-suite.

De acordo com o executivo, isso mostra que o marketing na C-suite enfrenta obstáculos significativos: os diretores de Marketing (CMOs) geralmente precisam lutar muito para conquistar respeito e justificar seu papel, ao contrário dos diretores executivos (CEOs) e diretores financeiros (CFOs).

Luiz Felipe, da Channel Factory, destacou o fato de que a maior parte dos profissionais de marketing é muito boa em fazer campanhas como as que são mostradas em Cannes, mas não é boa em provar ao CFO como elas estão trazendo resultados para o negócio. O CFO não pode cortar suprimentos nem produção; então, se você não conseguir provar para a companhia que o marketing é importante e ajuda a trazer resultados, sua verba será cortada.”

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Channel Factory.