Produção aliada à descarbonização ganha terreno

Visão sistêmica sobre toda a cadeia potencializa resultados

6 de dezembro de 2023

Produção aliada à descarbonização ganha terreno

O Programa 3S, criado pela Cargill em 2010 na América do Sul, é uma iniciativa que pode servir como balizamento para o setor como um todo, já que, pelo mercado se mostrar cada vez mais exigente, a cadeia produtiva precisará demonstrar as práticas sustentáveis existentes na agricultura.

De acordo com o programa, a aceleração da sustentabilidade passou pelo apoio ao produtor na evolução de indicadores sociais, ambientais e produtivos da propriedade. O 3S, a partir de visitas regulares e assistência técnica, verifica cinco principais pontos: uso sustentável do solo, Boas Práticas Agrícolas (BPAs), relações com a comunidade e direitos humanos, melhoramento contínuo e emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Em relação ao uso de energia renovável para a produção de insumos, a Cargill ampliou os negócios com a Omega Energia, por meio de uma parceria em parque eólico na Bahia para abastecer as unidades fabris de todo o Brasil.

O complexo, que está em construção nas cidades de Xique-Xique e Gentio do Ouro e deve ser inaugurado em janeiro de 2025, abrigará as usinas de Assuruá 5 (I e III), com capacidade instalada de 81,2 megawatts (MW).

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Cargill.