Por que a relação com o trabalho continua pouco saudável para a maioria?

Estudo global da HP revela que personalização das experiências laborais, aliada a inteligência artificial e liderança empática, é determinante para felicidade e produtividade

30 de novembro de 2024

Por que a relação com o trabalho continua pouco saudável para a maioria?

Um ambiente corporativo rígido pode dificultar o equilíbrio entre desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores, que estão cada vez mais alinhados a um mundo em constante transformação e com novas demandas tecnológicas.

Dados obtidos com o Índice de Relacionamento com o Trabalho da HP (Work Relationship Index, WRI) de 2024, realizado com 15.600 participantes em 12 países, revelam esta sensação generalizada de que a relação com o emprego não é saudável.

Segundo o estudo, no Brasil, apenas 29% dos trabalhadores do conhecimento, de várias indústrias, afirmam ter uma relação saudável com o trabalho (a média global fica em 28%). O número representa uma queda significativa em relação a 2023, quando o índice era de 37%.

Ricardo Kamel, diretor-geral da HP Brasil, diz que repensar a relação laboral é uma oportunidade de alcançar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional e criar um ambiente mais motivador. Já para os líderes empresariais, isso representa uma reavaliação das práticas de gestão e da cultura organizacional, com foco em reter talentos e aumentar a produtividade.

O estudo da HP também aponta seis pilares fundamentais para uma relação saudável com o trabalho: realização com propósito, liderança empática, decisões centradas nas pessoas, desenvolvimento de habilidades, uso estratégico de tecnologias para engajamento e flexibilidade no espaço laboral.

Neste sentido, Candida Moraes, head de Recursos Humanos da HP Brasil, afirma que cabe à gestão “liderar a implementação de programas de benefícios flexíveis e criar trilhas de desenvolvimento adaptadas às necessidades individuais, promovendo um ambiente mais inclusivo”.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de HP Brasil.