Iniciativas usadas por empresas como Unilever e Nestlé redirecionam comida ainda própria para o consumo que iria para o lixo a entidades cadastradas; itens servem para complementar refeições.
26 de março de 2024
No Brasil, enquanto milhões enfrentam a fome e a insegurança alimentar, toneladas de alimentos em condições perfeitas para consumo são desperdiçadas anualmente. Segundo relatórios da ONU e dados do Ministério do Desenvolvimento Social, cerca de 60 quilos de alimentos por pessoa são descartados anualmente, enquanto 26,3 milhões de toneladas são perdidas durante a produção e transporte. Para mitigar esse cenário, ONGs e empresas sociais têm recorrido à tecnologia, estabelecendo plataformas que conectam estabelecimentos que possuem alimentos excedentes a organizações que fornecem refeições a quem mais necessita. Essas plataformas permitem o direcionamento eficiente dos alimentos excedentes, possibilitando que sejam aproveitados para complementar refeições, reduzindo o desperdício e ajudando a enfrentar a crise alimentar no país.
Essa abordagem organizada envolve estabelecimentos como supermercados e indústrias alimentícias, que informam na plataforma sobre os alimentos disponíveis para doação. Por sua vez, as ONGs cadastradas podem acessar essas informações e recolher os alimentos para utilizá-los em suas atividades de distribuição de refeições. A qualidade e quantidade dos alimentos são monitoradas através da própria plataforma, garantindo que sejam utilizados de forma eficaz e segura para atender às necessidades das comunidades em situação de vulnerabilidade alimentar.
Matéria produzida pelo jornalismo do Estadão e sintetizada por IA. Fonte: www.estadao.com.br
10 de fevereiro de 2025
Como promover a equidade no acesso ao cuidado oncológico
Idor: ciência do Brasil para o mundo
6 de fevereiro de 2025
Bradesco reforça compromisso com empresas e oferece atendimento especializado
30 de janeiro de 2025
IA nos Negócios: Marcelo Batistela e Almir Araújo Silva
16 de janeiro de 2025
IA nos Negócios: Guilherme Arruda e Luis Mesa
18 de dezembro de 2024
Propósito de Marca: Leonardo Zalcman
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Guia de Pós + MBA 2024
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO