Pará registra avanço histórico na educação e alcança 6º lugar no Ideb

Estado teve maior crescimento já registrado no índice, avançando 20 posições e consolidando-se como referência em educação básica no Brasil

20 de agosto de 2024

Pará registra avanço histórico na educação e alcança 6º lugar no Ideb

O Ministério do Trabalho divulgou na quarta-feira (14) os números que mostram que o Estado do Pará saltou na 26ª para a 6ª posição no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Os dados indicam crescimento do Estado de 1,3 ponto entre 2021 e 2023 no ensino médio, alcançando 4,3 no índice atual, o maior aumento já registrado na história do Ideb. Ainda segundo os dados do Ideb, todas as 12 Regiões de Integração do Estado apresentaram melhora nos índices educacionais. O desempenho dos estudantes paraenses no ensino médio, contribuiu de forma decisiva para essa melhoria.

“É um dos dias mais marcantes dos seis anos que eu estou como governador”, disse Helder Barbalho, governador do Pará. “Reconhecemos especialmente a importância de um professor, de um merendeiro, de um vigia, porque todos têm a participação direta e indireta. É a consequência da soma de todas as escolas que gera uma média.”

O bom desempenho vem a partir de uma série de medidas implementadas nos últimos anos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) do Pará, como forma de reverter o cenário educacional em todos os 144 municípios da região.

O combate à evasão escolar e a aquisição de material didático foram algumas das ações estruturantes, além de investimento em reforço escolar e inserção de novos componentes curriculares. A inclusão de recursos tecnológicos nos espaços educativos também ajudou no processo.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Governo do Pará.