Pandemia transformou as marcas das empresas, dizem especialistas

De acordo com os sócios da Troiano Branding, antes da emergência de saúde, última grande transformação no mercado havia sido com a chegada da internet.

12 de maio de 2023

Pandemia transformou as marcas das empresas, dizem especialistas

A Organização Mundial da Saúde decretou o fim da pandemia de Covid-19 após três anos, durante os quais as marcas tiveram que se adaptar aos impactos causados pelo vírus. A pandemia forçou as empresas a repensarem seus negócios e a forma como se relacionam com os clientes. Empresas que já haviam estruturado seus projetos de branding antes da pandemia sofreram menos, enquanto aquelas que não o fizeram, tiveram que se estruturar no meio da “tempestade” causada pelo coronavírus.

O casal de empresários da Troiano Branding aponta a digitalização como a grande mudança no setor antes da pandemia, com a proximidade do consumidor final com as marcas por meio das redes sociais, transformando os consumidores em “cocriadores” das marcas. Para os próximos anos, as empresas, incluindo as que atuam no B2B, devem pensar estrategicamente sobre o “valor” de suas marcas no mercado e comunicar de forma clara ao público consumidor quais as suas ações que trazem retorno real para a sociedade e o meio ambiente, e as marcas entendem que o branding é uma ferramenta importante para a sustentabilidade dos negócios.

Matéria produzida pelo jornalismo do Estadão e otimizada por IA. Fonte: www.estadao.com.br