Onde Investir: Renda Fixa, Renda Variável

Caderno especial fala sobre a busca por bons rendimentos

26 de agosto de 2024

Onde Investir: Renda Fixa, Renda Variável

Com material produzido pelo Estadão Blue Studio e apresentado por Bradesco, o caderno “Onde Investir: Renda Fixa, Renda Variável” foi publicado na edição deste domingo (25) no Estadão.

As reportagens abordam detalhes referentes à busca por bons rendimentos, a partir de uma adequação de expectativa e realidade.

Reserva de emergência feita, o passo seguinte envolve a montagem de uma carteira de investimento em renda fixa robusta, em busca de rendimentos em sintonia com os planos de curto, médio e longo prazos. A questão é que, na prática, a teoria é outra.

Por mais que as estratégias de investimento sejam conhecidas, os fatores macroeconômicos envolvendo a situação brasileira, afetados tanto pela economia interna quanto pelas externas, além de muitos, mudam também a qualquer vento um pouco mais forte em sentido contrário.

É neste contexto que um bom planejamento financeiro, com base no conhecimento dos principais tipos de investimento em renda fixa, vai fazer toda a diferença.

Os caminhos que se abrem em um segundo momento, seja via fundos imobiliários ou de infraestrutura, por exemplo, que estarão em discussão nas próximas páginas, também podem separar uma noite bem dormida de uma povoada por pesadelos. O rendimento sustentável de uma carteira, além de um bom plano, desenhado com serenidade, também passa por correções de rota, quando for necessário. Também para isso, informação é essencial.

Para qualquer tipo de perfil, o lema é diversificar
Especialistas afirmam que estratégias devem focar o sono tranquilo.

Incertezas dominam o cenário econômico
Polêmica sobre os juros, eleição americana e cenário interno deixam o horizonte nublado.

Prazos da renda fixa merecem atenção
Sair antes da hora de uma posição pode obrigar investidor a deixar “retorno na mesa”.

Gestores de produtos multimercados enfrentam desafios
Após passar por um boom na pandemia, segmento testa habilidade dos gestores.

Fundos imobiliários ou compra de imóvel?
As diferenças entre chave na mão e cotas sob gestão.

Cresce busca por opções em infraestrutura
Produtos, apesar de rentáveis, apresentam riscos importantes.