OAB SP realiza 1ª Conferência Estadual de Direito & Agronegócio

Evento discutiu oportunidades e desafios jurídicos que envolvem o setor

31 de agosto de 2024

OAB SP realiza 1ª Conferência Estadual de Direito & Agronegócio

Com cerca de 1,5 mil pessoas inscritas, a 1ª Conferência Estadual de Direito & Agronegócio foi realizada nos dias 20 e 21 de agosto em Ribeirão Preto, cidade considerada a capital brasileira do agronegócio.

Quem promoveu o evento foi a OAB São Paulo, com o objetivo de incentivar advogados e advogadas paulistas a buscar oportunidades em meio aos desafios – eles representam 1/3 da força de trabalho de território nacional.

O encontro colocou em discussão temas como contratos agrários, tributação, direito ambiental, uso de tecnologias, com a participação de lideranças, autoridades e especialistas.

Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP, afirmou que, “se São Paulo é essa potência no agronegócio, nós temos também que ser referência no Direito do agronegócio, nicho tão rico e tão específico”.

“Eu tenho absoluta convicção de que nós podemos e devemos ser referência para todo o Brasil na produção de conhecimento técnico e jurídico, para lidar com todos os desafios que o agronegócio nos impõe”, disse.

Já Leonardo Sica, vice-presidente da OAB SP, falou sobre a OAB ter criado um Observatório de Novos Mercados. “Depois de 2 anos estudando e observando os mercados, uma pesquisa concluiu que são 3 as grandes áreas mais promissoras para a advocacia na próxima década: tecnologia, meio ambiente e agronegócio”, explicou.

Em relação ao agro, dados do Ministério da Agricultura mostram que o setor foi responsável por 49,2% das exportações do País, gerando receita de US$ 82,39 bilhões (cerca de R$ 453 bilhões), isso somente no primeiro semestre deste ano. Ainda segundo os números, a soja liderou o ranking, correspondendo a 40,7% dos produtos enviados para outros países pelo agro, que é seguido pelo setor de carnes (14,3%) e pelo complexo sucroalcooleiro (11,2%).

Na foto: Leonardo Sica e Patricia Vanzolini, durante a conferência em Ribeirão Preto (crédito: Joel Silva /Estadão Blue Studio)

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de OAB-SP.