O legado do parmesão Scala: tradição, origem e qualidade

Há seis décadas, marca mineira fundada por imigrante produz queijos seguindo a receita da família italiana

8 de novembro de 2024

O legado do parmesão Scala: tradição, origem e qualidade

Fundada pelo imigrante italiano Leonildo Luigi Cerchi, conhecido como Sr. Nino, a Scala é, hoje, uma das marcas de queijo mais respeitadas do Brasil. E desde 1963 a cidade de Sacramento, em Minas Gerais, é o lar da empresa, que construiu sua história com base em quatro pilares que seguem guiando a marca até hoje: tradição, origem, qualidade e pelo compromisso com a sustentabilidade. 

A intenção sempre foi produzir um queijo que refletisse a excelência da tradição queijeira italiana, mas com um toque brasileiro especial. Disso, surgiu o Parmesão Speciale, que passa por uma maturação rigorosa de 18 meses, resultando em um queijo marcante, ideal para ocasiões especiais, com sabor intenso e cristais de tirosina que conferem uma textura única. Ele possui um sabor intenso e cristais de tirosina, que se formam ao longo do processo de maturação.

O Parmesão de 6 meses, por exemplo, é ideal para uso culinário e oferece um sabor suave que realça as receitas. Já o Parmesão de 12 meses apresenta um sabor mais robusto, ideal para ser apreciado puro ou em pratos que pedem uma presença mais marcante do queijo.

A empresa, que tem suas raízes no coração da Serra da Canastra, conta com um local que oferece condições climáticas e de solo ideais para a produção de queijos com características únicas.

Além disso, a Linha Parmesão Scala é produzida com fermento de fabricação própria, que confere aos queijos características únicas, ligadas ao terroir da região, além de ter seus tempos de maturação respeitados rigorosamente.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Scala.