Mobilidade sustentável: foco em transporte público e integração de modais

No 8º Fórum CNT de Debates, ministro Jader Filho, Rodrigo Pacheco e especialistas do setor debatem medidas que vão além do veículo não poluente

31 de julho de 2024

Mobilidade sustentável: foco em transporte público e integração de modais

Realizado em 9 de julho, em Brasília, o 8º Fórum CNT de Debates colocou em discussão o tema da Mobilidade Urbana Sustentável, abordando questão que vão muito além da transição energética, como a necessidade de integração de modais, faixas exclusivas para ônibus, financiamento público e privado, mais tecnologia nos serviços e reflexos sociais na qualidade de vida e na segurança.

O evento, que aconteceu na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), contou com a presença de especialistas, autoridades, empresários do setor e representantes de instituições e classes, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente da CNT, Vander Costa, e o ministro das Cidades, Jader Filho.

O fato de não haver uma solução única em relação à questão do transporte foi um dos pontos destacados por Jader Filho. “Somos um país continental. Para criar infraestrutura nos nossos rincões, para fazer a eletrificação dos ônibus, não é uma realidade tão próxima. Precisa criar infraestruturas muito potentes para poder absorver a demanda”, afirmou.

Já Rodrigo Pacheco ressaltou que o governo brasileiro “precisa participar com subsídios para garantir que toda a população tenha acesso” e destacou, entre os projetos atualmente em debate no Senado e na Câmara dos Deputados, o Marco Legal do Transporte Público (PL 3.278/2021).

Ainda segundo Pacheco, “é preciso investimentos, para que a mobilidade aconteça de maneira eficiente e o transporte coletivo possa ser estimulado, não só sob a lógica ambiental, mas sob o ponto de vista também do bem-estar”.

O tema da mobilidade urbana, discutido durante o evento, que contou com patrocínio do Grupo CCR e apoio institucional do Consetram, NTU e ANPTrilhos, ganhará destaque em ano eleitoral, de acordo com avaliação de Vander Costa, presidente do Sistema Transportes. “Estamos em ano de eleições municipais, então este será um assunto fundamental para quem for pleitear um cargo eletivo em outubro.”

Na foto: O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (esq), o presidente da CNT, Vander Costa (centro) e o ministro das Cidades, Jader Filho (dir), participaram do debate em Brasília (Divulgação CNT)

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de CNT.