L’Oréal Paris cria ‘selo’ para alertar espectadores sobre cenas de assédio às mulheres no streaming

WMcCann cria selo de ‘classificação educativa’ para apontar cenas problemáticas em séries, filmes e novela.

10 de maio de 2023

L’Oréal Paris cria ‘selo’ para alertar espectadores sobre cenas de assédio às mulheres no streaming

Maratonar séries, filmes e novelas antigas nos serviços de streaming virou um dos passatempos favoritos de milhares de brasileiros. Contudo, revisitar esses conteúdos na atualidade pode nos mostrar como o assédio às mulheres era, assim como na sociedade, extremamente normalizado nessas obras de ficção.

Para avisar os espectadores dessas cenas que podem representar um “gatilho emocional” ao público, a L’Oréal Paris decidiu criar um aviso de “Classificação Educativa” que alerta sobre cenas explícitas de assédio como cantadas, piadas inapropriadas, toques não consentidos, gestos indesejados, perseguição e até humilhação pública para mulheres em obras televisivas.

Inspirada no selo de “classificação indicativa” de obras visuais – utilizado para determinar a idade recomendada para cada tipo de produção -, a campanha foi criada pela agência WMcCann e faz parte das ações do projeto “StandUp: contra o assédio nas ruas”, uma iniciativa da L’Oréal para conscientização e treinamento antiassédio em todo o mundo.

Matéria produzida pelo jornalismo do Estadão e otimizada por IA. Fonte: www.estadao.com.br