Inteligência de dados é aposta de distribuidores para equalizar indústria e varejo

Responsável por fornecer produtos a milhares de pontos de venda, ‘elo’ do varejo com a indústria é setor tradicional, mas que se moderniza

3 de agosto de 2024

Inteligência de dados é aposta de distribuidores para equalizar indústria e varejo

O Grupo Pegoraro, responsável por representar empresas como Mondeléz, Philip Morris, Unilever ou Red Bull, vem contando com o auxílio da tecnologia para manter o nível constante da performance nos pontos de venda – evitando que haja percalços devido ao cliente não comunicar sua necessidade direito, por não haver relacionamento bom ou pelo vendedor não usar os argumentos de venda necessários.

Maycon Pegoraro, filho dos fundadores e diretor comercial do grupo, diz que, atualmente, o sistema usado é como um Waze, que mostra os melhores caminhos do varejo. “Hoje, usamos tanto dados de mercado quanto o nosso sistema próprio para dar a informação certa para o vendedor, considerando o histórico de cada ponto de venda, quanto tempo demorou para girar os produtos e até mesmo o melhor mix para a região.”

O diretor comercial reforça a importância do sistema, que, segundo ele, tem mudado a forma como os vendedores e representantes da empresa atuam. “Antes, quem sabia falar bem era quem vendia mais, mas hoje as pessoas têm menos tempo para conversar e mais informação. O que a gente precisa é levar as informações pros varejistas, sendo assertivo e ganhando mais dinheiro, explicando que talvez ele precise vender Bis em vez de Diamante Negro porque o bairro dele gosta mais de Bis, por exemplo.”

Ana Paula Mello (foto), diretora de Canal Indireto da Scanntech, afirma que o movimentos de aportes em tecnologia é uma necessidade desse setor. “Mas eu tenho uma certeza: nos próximos anos, vai ter menos dinheiro na cadeia, então todo mundo precisa se tornar mais eficiente”, diz a executiva.

Sobre o setor de distribuição, Ana Paula conta que, hoje, aproximadamente 60% do faturamento das indústrias passa por canais indiretos, como os distribuidores. “São negócios que começam de representação comercial e vão crescendo. São quase sempre empresas familiares.”

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