Inteligência artificial pode aprimorar o trabalho humano, mas não o substituirá

Uso da IA generativa impulsiona circulação dos dados e estimula eficiência nas empresas

21 de março de 2024

Inteligência artificial pode aprimorar o trabalho humano, mas não o substituirá

O gerente executivo de Tecnologia e Telecomunicações da Petrobras, Carlos Barreto, conta que a empresa implantou o Chat Petrobras, uma espécie de ChatGPT in-house, sem risco de vazamento de informações confidenciais.

Além disso, a IA generativa é utilizada na empresa de outras formas, como na área tributária, promovendo cálculos automáticos de ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] – o sistema foi responsável por reduzir o número de horas de trabalho e também os riscos de multa por erros de cálculo.

As informações foram compartilhadas durante uma conversa com mediada pelo jornalista Pedro Doria e que contou também com a participação do general manager da Salesforce, Fabio Costa.

Durante o bate-papo, Fabio Costa também falou sobre o principal problema de segurança que pode acontecer com a implantação de ferramentas de IA generativa: o vazamento de informações privadas e que não podem se tornar públicas.

Ele reforça que isso é uma preocupação da Salesforce, que não disponibiliza para o meio público as informações dos clientes, usadas para gerar respostas da IA generativa.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Salesforce.