Inteligência artificial é uma ferramenta para aprimorar o trabalho dos médicos

Com mais de um século de existência, Hospital Sírio-Libanês avança na transformação digital

27 de julho de 2024

Inteligência artificial é uma ferramenta para aprimorar o trabalho dos médicos

Inteligência artificial foi um dos temas abordados durante o bate-papo entre Fabio Costa, general manager da Salesforce, e Paulo Nigro (foto), CEO do Hospital Sírio-Libanês. Isso porque a tecnologia vem sendo cada vez mais vista como uma grande aliada em potencial dos médicos.

Nigro destaca que o hospital não usa a inteligência artificial nos exames, e, sim, nos laudos médicos. Ele explica que uma das finalidades é identificar palavras-chaves em laudos de mamografia, para identificar pacientes com maior chance de agravamento do quadro.

“É outra camada de inteligência, que é a inteligência humana somada à inteligência artificial. Juntos, esses dois tipos de inteligência podem fazer descobertas que não seriam feitas isoladamente, nem pelo olho humano, nem pela máquina”, diz o especialista. “O que precisamos fazer é dar condições ao nosso corpo clínico para se desenvolver a acessar as ferramentas.”

Ainda sobre o assunto, Fabio Costa ressalta que é extremamente positivo ver que, hoje em dia, há muitos médicos dedicados a aprender a interagir com essas novas tecnologias. “É importante trazer os médicos para esse contexto, em que a IA trabalha sobre uma base de qualidade gerada por humanos.”

Durante a conversa, eles também falaram sobre como a pandemia impulsionou a transformação digital na Medicina, de forma geral. Nigro explicou que, durante o período, o Sírio-Libanês adotou estruturas de fast track em todas as áreas, desde o estacionamento.

“Foi a aceleração de um processo iniciado há sete, oito anos, quando começamos por coisas bem simples, como planilhas, a adoção de um novo software e a montagem de um ou outro squad”, completou

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Salesforce.