Tecnologias de ponta estão chegando ao universo dos diagnósticos e análises genéticas de tumores e podem beneficiar muitos pacientes com câncer de próstata, por meio da patologia digital e dos algoritmos de inteligência artificial – no Brasil, cerca de 65 mil homens são diagnosticados com a doença todos os anos. Uma pesquisa liderada por Leonard […]
29 de dezembro de 2022
Tecnologias de ponta estão chegando ao universo dos diagnósticos e análises genéticas de tumores e podem beneficiar muitos pacientes com câncer de próstata, por meio da patologia digital e dos algoritmos de inteligência artificial – no Brasil, cerca de 65 mil homens são diagnosticados com a doença todos os anos.
Uma pesquisa liderada por Leonard Medeiros da Silva, patologista do Grupo Oncoclínicas, mostrou que o uso dos algoritmos tem o potencial de, teoricamente, acelerar em cerca de 65% o diagnóstico de tumores de próstata.
Há cerca de quatro a cinco anos, uma nova tecnologia chegou para facilitar o trabalho dos patologistas, médicos especialistas neste tipo de diagnóstico: escâneres de altíssima resolução que produzem uma imagem digital precisa, permitindo que o patologista a analise por um computador. É a chamada patologia digital. “Essa tecnologia abre uma avenida de oportunidades para os laboratórios”, comenta Leonard Medeiros da Silva.
Uma outra evolução no segmento é o desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial capazes de interpretar as imagens digitais e os dados associados a elas, o que ajuda o patologista a analisar as lâminas e fazer diagnósticos com ainda maior precisão.
Clique aqui para ler a reportagem completa, produzida pelo Estadão Blue Studio com patrocínio do Grupo Oncoclínicas.
14 de janeiro de 2025
Estadão celebra os 471 anos de São Paulo com caderno especial
10 de janeiro de 2025
Inovação, caminho para o desenvolvimento sustentável
8 de janeiro de 2025
Maior liquidação da história da Casas Bahia acontece este mês
16 de janeiro de 2025
IA nos Negócios: Guilherme Arruda e Luis Mesa
18 de dezembro de 2024
Propósito de Marca: Leonardo Zalcman
17 de dezembro de 2024
IA nos Negócios: André Turquetto
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Guia de Pós + MBA 2024
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO