Inteligência artificial acelera diagnóstico e tratamento do câncer de próstata

Tecnologias de ponta estão chegando ao universo dos diagnósticos e análises genéticas de tumores e podem beneficiar muitos pacientes com câncer de próstata, por meio da patologia digital e dos algoritmos de inteligência artificial – no Brasil, cerca de 65 mil homens são diagnosticados com a doença todos os anos. Uma pesquisa liderada por Leonard […]

29 de dezembro de 2022

Inteligência artificial acelera diagnóstico e tratamento do câncer de próstata

Tecnologias de ponta estão chegando ao universo dos diagnósticos e análises genéticas de tumores e podem beneficiar muitos pacientes com câncer de próstata, por meio da patologia digital e dos algoritmos de inteligência artificial – no Brasil, cerca de 65 mil homens são diagnosticados com a doença todos os anos.

Uma pesquisa liderada por Leonard Medeiros da Silva, patologista do Grupo Oncoclínicas, mostrou que o uso dos algoritmos tem o potencial de, teoricamente, acelerar em cerca de 65% o diagnóstico de tumores de próstata.

Há cerca de quatro a cinco anos, uma nova tecnologia chegou para facilitar o trabalho dos patologistas, médicos especialistas neste tipo de diagnóstico: escâneres de altíssima resolução que produzem uma imagem digital precisa, permitindo que o patologista a analise por um computador. É a chamada patologia digital. “Essa tecnologia abre uma avenida de oportunidades para os laboratórios”, comenta Leonard Medeiros da Silva.

Uma outra evolução no segmento é o desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial capazes de interpretar as imagens digitais e os dados associados a elas, o que ajuda o patologista a analisar as lâminas e fazer diagnósticos com ainda maior precisão.

Clique aqui para ler a reportagem completa, produzida pelo Estadão Blue Studio com patrocínio do Grupo Oncoclínicas.