Por Geraldo Rocha Azevedo, CEO da Execution
12 de abril de 2024
Nenhuma empresa sobrevive sem inovação, sem criatividade e boas ideias.
No entanto, uma ideia não é nada se não for corretamente executada.
Como dizia Thomas Edison: “Visão, sem execução, é somente outra palavra para alucinação”.
Um excelente exemplo de como a junção da ideia, da inovação, com a capacidade de execução pode gerar um enorme valor é Elon Musk.
Terminei há pouco de ler o livro de Walter Isaacson a respeito da vida de Musk.
Trata-se de um rapaz de classe média, nascido na África do Sul, que, assim que terminou a faculdade de Engenharia nos USA, teve uma ideia: fazer, no começo da internet, um app que mostrasse, em um mapa, a rota para as empresas; que vendeu essa startup por US$ 25mm; que teve então a ideia de criar o primeiro banco digital do mundo, o Paypal; que teve então a ideia de colonizar Marte, surgiu a SpaceX; que teve então a ideia de carros elétricos e autônomos, surgiu a Tesla; que teve então a ideia de conectar diretamente a mente das pessoas ao computador, surgiu a Neurolink; e por aí vai.
O que o livro mostra, tanto quanto a personalidade de Musk em todos os seus ângulos, é a sua capacidade de execução.
Suas reuniões de madrugada com os times de design, a busca pela eficiência na produção das baterias, sua busca pelos melhores materiais, sua obsessão com detalhes.
Em um determinado capítulo, ele dorme por três meses na fábrica da Tesla em Freemont para conseguir quintuplicar a capacidade de produção, ao mesmo tempo que faz reuniões nas madrugadas com seus engenheiros da SpaceX para reduzir custos na nova “Statship” e torná-la comercialmente viável, afinal, colonizar Marte ou aumentar o spam de vida na terra consumindo menos recursos naturais e aumentando o número de carros elétricos requer muito realismo e capacidade de execução.
Outro exemplo genial da junção entre execução e ideia é o recente patrocínio do nome do Morumbi pelo Bis.
Comprar o “naming right” do Estádio do Morumbi, em São Paulo, é uma ideia. Chamar o Morumbi de Morumbis é uma ideia, no mínimo, polêmica. No entanto, a execução da campanha que comunica o “naming right” é um exemplo brilhante de execução criativa. Ao expor a brincadeira no trocadilho do “Morumbis” criando o departamento de trocadilhos, a campanha desmonta todas as possíveis críticas e ainda convida as pessoas ao trocadilho com o Bis.
Brilhante exemplo de execução criativa.
O mundo está cheio de exemplos de ideias muito boas que morreram por não terem sido corretamente executadas, mas ainda bem que tem gente que entende que a melhor amiga da inovação, da criatividade e da ideia é a execução.
Ela é um dos pilares da nossa evolução.
________
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo!
O Estadão Blue Studio #insights é um espaço editorial para convidados compartilharem suas visões, experiências e inspirações com o mercado.
26 de abril de 2024
LiveMode recebe investimento da XP e General Atlantic, tornando-as sócias minoritárias da CazéTV
Ecoinovação como antítese da insustentabilidade
Sustentabilidade: um pilar estratégico para a Vivo
25 de abril de 2024
PERFIL: Rafael Donato
18 de abril de 2024
PERFIL: Viviana Maurman
11 de abril de 2024
PERFIL: Marie Alonso, CSO da Leo Burnett
2 de outubro de 2023
ZARA HOME LANÇA LOJA ON-LINE NO BRASIL
18 de agosto de 2023
Summit Estadão Indústria Automotiva: Etanol dá vantagem ao Brasil para atingir metas de descarbonização
10 de julho de 2023
O ESG sob vários ângulos
27 de março de 2023
Melhores Serviços 2023: veja principais marcas em 28 categorias
12 de dezembro de 2022
Estadão Empresas Mais 2022 apresenta o mais completo ranking econômico do país
8 de dezembro de 2022
Guia do MBA: confira avaliação dos principais cursos de pós-graduação do País
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO