Por Geraldo Rocha Azevedo, CEO da Execution
12 de abril de 2024
Nenhuma empresa sobrevive sem inovação, sem criatividade e boas ideias.
No entanto, uma ideia não é nada se não for corretamente executada.
Como dizia Thomas Edison: “Visão, sem execução, é somente outra palavra para alucinação”.
Um excelente exemplo de como a junção da ideia, da inovação, com a capacidade de execução pode gerar um enorme valor é Elon Musk.
Terminei há pouco de ler o livro de Walter Isaacson a respeito da vida de Musk.
Trata-se de um rapaz de classe média, nascido na África do Sul, que, assim que terminou a faculdade de Engenharia nos USA, teve uma ideia: fazer, no começo da internet, um app que mostrasse, em um mapa, a rota para as empresas; que vendeu essa startup por US$ 25mm; que teve então a ideia de criar o primeiro banco digital do mundo, o Paypal; que teve então a ideia de colonizar Marte, surgiu a SpaceX; que teve então a ideia de carros elétricos e autônomos, surgiu a Tesla; que teve então a ideia de conectar diretamente a mente das pessoas ao computador, surgiu a Neurolink; e por aí vai.
O que o livro mostra, tanto quanto a personalidade de Musk em todos os seus ângulos, é a sua capacidade de execução.
Suas reuniões de madrugada com os times de design, a busca pela eficiência na produção das baterias, sua busca pelos melhores materiais, sua obsessão com detalhes.
Em um determinado capítulo, ele dorme por três meses na fábrica da Tesla em Freemont para conseguir quintuplicar a capacidade de produção, ao mesmo tempo que faz reuniões nas madrugadas com seus engenheiros da SpaceX para reduzir custos na nova “Statship” e torná-la comercialmente viável, afinal, colonizar Marte ou aumentar o spam de vida na terra consumindo menos recursos naturais e aumentando o número de carros elétricos requer muito realismo e capacidade de execução.
Outro exemplo genial da junção entre execução e ideia é o recente patrocínio do nome do Morumbi pelo Bis.
Comprar o “naming right” do Estádio do Morumbi, em São Paulo, é uma ideia. Chamar o Morumbi de Morumbis é uma ideia, no mínimo, polêmica. No entanto, a execução da campanha que comunica o “naming right” é um exemplo brilhante de execução criativa. Ao expor a brincadeira no trocadilho do “Morumbis” criando o departamento de trocadilhos, a campanha desmonta todas as possíveis críticas e ainda convida as pessoas ao trocadilho com o Bis.
Brilhante exemplo de execução criativa.
O mundo está cheio de exemplos de ideias muito boas que morreram por não terem sido corretamente executadas, mas ainda bem que tem gente que entende que a melhor amiga da inovação, da criatividade e da ideia é a execução.
Ela é um dos pilares da nossa evolução.
________
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo!
O Estadão Blue Studio #insights é um espaço editorial para convidados compartilharem suas visões, experiências e inspirações com o mercado. As informações e opiniões formadas neste artigo são de responsabilidade única do autor. Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Estadão.
19 de novembro de 2024
Obesidade no Brasil: causas, tratamentos e desafios de uma epidemia silenciosa
Política Nacional do Câncer aprovada demanda regulamentação e diálogo
Morar e viver bem na maturidade
23 de agosto de 2024
PERFIL: Rubens Angelo
20 de agosto de 2024
Propósito de Marca: Vico Benevides
26 de julho de 2024
PERFIL: Leonardo Aguiar
8 de novembro de 2024
Do Brasil para o Mundo: Fórum Estadão Think Discute Soluções Globais
7 de novembro de 2024
Estadão Summit Agro: o futuro do agronegócio em debate
5 de novembro de 2024
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar
28 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: Estadão divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
17 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: premiação acontecerá em São Paulo, dia 23
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO