Proposta de aplicação de sobretaxa para alimentos e bebidas não alcoólicas traria dificuldades ao orçamento das famílias brasileiras
9 de dezembro de 2024
A União da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas Não Alcoólicas (Uncab) avalia que a reforma tributária brasileira, que está na fase final de regulamentação pelo Congresso Nacional, causaria dificuldades no orçamento já apertado de boa parte das famílias.
Isso porque, se qualquer categoria de alimentos ou bebidas (não alcoólicas) tiver aumento de carga tributária, isso pesará no bolso da população brasileira.
“É preciso lembrar que 70% da população economicamente ativa do País recebe até dois salários mínimos por mês, e compromete a maior parte dessa renda com alimentação”, diz João Dornellas, presidente da Uncab e presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).
Ele também defende que os brasileiros paguem menos pelos alimentos, tanto em relação àqueles comprados nas feiras livres até os encontrados nos supermercados. “Aumentar impostos de qualquer item da alimentação terá impacto direto nos preços, na diversidade alimentar e na liberdade de escolha das famílias brasileiras”, completa.
Vale lembrar que o Brasil já tem uma das maiores cargas tributárias da América Latina para bebidas açucaradas – e a segunda maior carga de impostos sobre alimentos industrializados do mundo: uma média de 24,4%. Essa média é de 7% em países desenvolvidos que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de ABIA.
10 de março de 2025
SHEIN expande marketplace para mais cinco Estados brasileiros
Soft skills e formação humanística são essenciais na era da IA
28 de fevereiro de 2025
Eztec inova com design internacional em empreendimento próximo ao Parque do Ibirapuera
27 de fevereiro de 2025
IA nos Negócios: MACKENZIE | Marcos Nepomuceno Duarte
13 de fevereiro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Luca Lima
6 de fevereiro de 2025
Trends: “Não podemos terceirizar o que nos torna humanos”, diz Camila Achutti
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
18 de dezembro de 2024
Guia de Pós + MBA 2024
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO