Plataformas digitais reduziram barreira de entrada, mas aumentaram concorrência para artistas serem ouvidos
31 de agosto de 2023
Globalmente, o faturamento da música digital atinge US$ 17,5 bilhões por ano, segundo dados referentes ao ano de 2022 emitidos pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), em um crescimento de 11,5% para a temporada anterior.
Ao todo, receitas com assinaturas de serviços de streaming e publicidade exibida antes ou depois da reprodução das canções somam 67% de todo o faturamento da indústria da música.
Aqui no Brasil, essa fatia é ainda maior: o streaming responde por 86% do faturamento do setor, com movimento de R$ 2,2 bilhões em 2022, segundo dados da Pró-Música Brasil, entidade que representa as principais empresas atuantes no mercado fonográfico do País.
Mais do que apenas diminuir a barreira de entrada para artistas, a música digital também trouxe à tona novos formatos de negócio. Se, antigamente, um cantor ou banda deveria assinar com uma gravadora ou tomar o difícil caminho da independência, hoje em dia há uma multiplicidade de formatos e parcerias, com empresas que cuidam de diferentes tarefas: é possível assinar com uma distribuidora, uma companhia que oferece serviços a artistas, uma gravadora independente ou mesmo uma companhia major.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio da Pro-Música Brasil.
1 de novembro de 2024
Estadão é Media Partner da 24ª edição da Fenatran
31 de outubro de 2024
Logística e tecnologia da Amazon entregam produtos de forma ágil e eficiente para todo o Brasil
30 de outubro de 2024
Uma rotina de autocuidado para as varizes
23 de agosto de 2024
PERFIL: Rubens Angelo
20 de agosto de 2024
Propósito de Marca: Vico Benevides
26 de julho de 2024
PERFIL: Leonardo Aguiar
29 de outubro de 2024
Estadão Summit Saúde e Bem-Estar 2024
Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2024
28 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: Estadão divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
17 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: premiação acontecerá em São Paulo, dia 23
8 de outubro de 2024
Guia de Colégios 2024: Encontre a escola ideal para seu filho
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO