Famílias de baixa renda realizam o sonho da casa própria

Número de beneficiados pela Carta de Crédito Imobiliário (CCI) nos últimos dois anos supera a soma de toda a década anterior

10 de dezembro de 2024

Famílias de baixa renda realizam o sonho da casa própria

Nos últimos dois anos, a Carta de Crédito Imobiliário (CCI) do Programa Casa Paulista, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), do governo estadual, viabilizou o aporte de 60,6 mil cartas de crédito – um acréscimo de 18% em relação à soma das 50,8 mil cartas emitidas ao longo de toda a década anterior, entre 2012 e 2022.

O número já fez com que muitas famílias de todas as regiões do Estado de São Paulo realizassem o sonho da casa própria.

O valor disponibilizado em 2023 e 2024 chegou a R$ 761 milhões, e a estimativa é de que esse valor tenha gerado movimentação de R$ 21 bilhões entre investimentos diretos, indiretos e induzidos em toda a cadeia produtiva, incluindo 384,2 mil empregos.

Anunciada em abril, a etapa mais recente do programa envolveu a concessão de 13,3 mil cartas de crédito, parte de um pacote mais amplo que configurou a maior entrega para o setor da Habitação na história do Estado de São Paulo.

Marcelo Branco, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, diz que a ideia é atuar “efetivamente para reduzir o déficit habitacional do Estado, que está na casa de um milhão de unidades”.

A modalidade CCI do programa Casa Paulista permite ao Estado usar mecanismos de mercado para dar um salto na escala de produção habitacional, somando as unidades construídas pela CDHU à força da iniciativa privada. Isso possibilitou à gestão traçar a meta ousada de prover 200 mil novas moradias em quatro anos, patamar nunca alcançado anteriormente.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de CDHU.