Especialistas debatem desafios e soluções para a saúde e longevidade no Brasil

Qualidade de vida, inovações em tratamentos e acesso à informação de qualidade foram temas de encontro no ‘Estadão’

31 de agosto de 2023

Especialistas debatem desafios e soluções para a saúde e longevidade no Brasil

O evento on-line “Desafios e Soluções para a Saúde no Brasil”, realizado pelo Estadão Blue Studio em 22 de agosto, teve como objetivo discutir diversos temas relevantes ligados ao tema, como os desafios atuais para alcançar qualidade de vida, inovações médicas e acesso a informações de qualidade.

Participaram do encontro Marcos Ricardo Colares, diretor comercial e de Marketing do Grupo DPSP, que engloba Drogaria São Paulo e Pacheco, Fernando Gomes, neurocirurgião, neurocientista e professor livre-docente da Universidade de São Paulo (USP), e Tânia Ferraz Alves, psiquiatra e diretora das unidades de internação e vice-diretora do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

A adaptação das farmácias diante do aumento da demanda por saúde foi um dos temas abordados. “A farmácia pode se transformar em um ecossistema para proporcionar saúde, e não apenas acesso a medicamentos, que é apenas uma parte da jornada de prevenção e conhecimento dos pacientes, disponibilizando serviços de acompanhamento e aderência aos tratamentos”, destacou Marcos Ricardo Colares.

Já Fernando Gomes destacou os cuidados com a população de 60 anos de idade ou mais. “Um desafio é o acesso a serviços de qualidade, onde haja recurso tecnológico de ponta em tempo recorde, ou seja, no tempo ideal para reverter um acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo, quando isso é possível.

Em outro momento, Tânia Ferraz Alves abordou as questões relacionadas ao tratamento psiquiátrico, tendo como exemplo a depressão, que requer atenção diferenciada de acordo com a idade do paciente. “Fatores como aposentadoria, luto e isolamento facilitam a depressão tardia. Isso acaba exigindo um conhecimento específico, porque o tratamento não é apenas medicamentoso”, destacou.

Clique aqui para ver a íntegra do evento.