Escola e família se aproximam para lidar com temas complexos

Escuta e troca de experiências marcam projeto do Colégio Rio Branco, que trata com as famílias de atualidades como saúde mental, bullying e conflitos

25 de setembro de 2024

Escola e família se aproximam para lidar com temas complexos

Saúde mental, bullying e sexualidade são alguns dos temas discutidos por responsáveis pelos alunos do Colégio Rio Branco durante os Encontros com a Direção, que são reuniões realizadas mensalmente nas duas unidades da instituições (no bairro de Higienópolis, na região central de São Paulo, e na Granja Viana, bairro do município de Cotia, na Grande São Paulo).

Cada encontro dura até duas horas e tem sempre um tema a ser discutido, que é definido com antecedência. As reuniões recebem cerca de 60 pais e mães com filhos em diferentes faixas etárias – muitas vezes, palestrantes externos são convidados.

“Os pais enxergam os filhos mais frágeis do que eles realmente são e isso gera angústia. Esse sofrimento é genuíno e passei a me perguntar: ‘Como podemos ajudar?’”, diz Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco. A ideia de criar o grupo surgiu de uma conversa sua com a mãe de um aluno, há 12 anos.

“No início, a principal dúvida dos pais era como a escola iria resolver determinada questão. No decorrer das reuniões, a pergunta mudou para ‘o que nós podemos fazer?’. Explico que a família e a escola têm papéis complementares e insubstituíveis. O primeiro forma o indivíduo, e o segundo, o cidadão. O trabalho conjunto entre família e instituição é o caminho para educar melhor”, explica Esther.

Sobre uma reunião recente, que falou sobre bullying e conflitos, a diretora-geral conta que a conversa caminhou para a compreensão de que uma pessoa pode estar em mais de uma dessas posições ao longo da vida: a de agressor, de agredido e de um grupo conivente. “A partir daí, analisamos como fortalecer o jovem caso ele passe por esses episódios.”

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Colégio Rio Branco.