Enem: como tomar a melhor decisão com a nota em mãos

Momento é de buscar informações confiáveis para entender as possibilidades

25 de janeiro de 2024

Enem: como tomar a melhor decisão com a nota em mãos

O Enem é o principal exame de avaliação educacional do Brasil com o qual milhões de estudantes buscam uma oportunidade de entrar no ensino superior, seja em uma instituição pública ou em uma unidade privada.

De acordo com o Ministério da Educação, mais de 1 milhão de participantes (37%) estão acima do ponto de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e os estudantes com 569,62 pontos terá acesso a 842 cursos.

É importante ressaltar que os interessados devem ficar atentos às vagas do Sisu, porque as notas de corte variam à medida que um aluno com nota mais alta muda a sua opção no site do sistema.

 Os programas atrelados ao Ministério da Educação (MEC) são:

Sistema de Seleção Unificada (Sisu): O período de inscrição vai até 25 de janeiro, e os alunos com notas mais alta têm preferência. Neste ano, são 264.360 vagas no total.

Programa Universidade para Todos (ProUni): As inscrições vão de 29/01 a 1/02. É obrigatório que o candidato tenha feita o Enel e obtido média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação. É possível concorrer a bolsas de 50% a 100%, segundo a renda familiar (até 3 salários mínimos mensais por pessoa).

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): Com inscrições abertas em março, o programa passará por reformulações, já válidas para este ano. Com o fundo, é possível obter condições de pagamento das mensalidades aos estudantes em cursos superiores em unidades de ensino privadas.