Cúpula da Amazônia, uma espécie de ensaio para a COP-30

A Cúpula da Amazônia vai ocorrer nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém, e tem sido visto como uma espécie de ensaio para a COP-30 – que o Brasil vai sediar em 2025, também na capital do Pará. A Cúpula, que vai reunir chefes de Estado dos oito países integrantes da Organização do […]

3 de julho de 2023

Cúpula da Amazônia, uma espécie de ensaio para a COP-30

A Cúpula da Amazônia vai ocorrer nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém, e tem sido visto como uma espécie de ensaio para a COP-30 – que o Brasil vai sediar em 2025, também na capital do Pará.

A Cúpula, que vai reunir chefes de Estado dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela –, busca retomar o diálogo regional, reforçar os laços entre os órgãos de governo e sociedade civil desses países e definir um compromisso de cooperação pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Há ainda um esforço rumo a uma cooperação mais ampla, que envolva outros governos, capazes de contribuir com investimentos e tecnologias, fundamentais para a região.

A Cúpula da Amazônia – que também marca o retorno no Brasil da consulta à sociedade civil para a construção da posição do País nos grandes temas globais contemporâneos – é uma oportunidade de os países Pan-Amazônicos trazerem para a agenda pública o valor da floresta em pé, as soluções baseadas na natureza (SbN), a importância do respeito às identidades culturais, do combate à pobreza, do cumprimento das leis, da produção de riqueza partilhada – conceitos muito mais adequados ao século 21.

A Cúpula pode ser um primeiro passo na construção de um novo modelo de prosperidade para a Amazônia à luz dos valores da contemporaneidade, que só será possível mediante a articulação de diferentes setores, com a atração de investimentos, com o aumento do conhecimento sobre a região, o fortalecimento de instituições locais de ensino e pesquisa, e por meio de uma cooperação radical com a população local e nos níveis regional e global.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.