Cultura sustentável já altera hábitos de consumo

Pesquisas indicam que preocupação ambiental tem alterado intenção de compra dos mais diversos públicos

30 de abril de 2024

Cultura sustentável já altera hábitos de consumo

Um grupo de pesquisadores da Universitat Autònoma de Barcelona realizaram uma pesquisa que demonstrou como a atitude e o senso moral de um consumidor influenciam na escolha pela compra de um carro elétrico.

Os autores do artigo reforçam que os resultados mostram que governos e indústrias deveriam refinar campanhas para promover a conscientização e enfatizar os benefícios ambientais, fortalecendo, assim, a responsabilidade moral individual para proteger o meio ambiente.

Outro estudo, realizado com 455 jovens na Turquia, concluiu que o conhecimento sobre a crise climática global dos jovens afeta o interesse dessa geração em partir para o consumo dentro da chamada economia compartilhada ou colaborativa – ou seja, eles preferem alugar um carro ou um imóvel, por exemplo, em vez de comprá-lo.

Esta mudança na mentalidade também pode ser observada na Bolsa de Valores. Um estudo pioneiro da Universidade da Flórida, realizado com quase 5 mil empresas que atuam nos Estados Unidos, indicou que as empresas que gerem proativamente os riscos climáticos têm um desempenho muito melhor do que aquelas que ignoram as ameaças.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.