Confiabilidade do consórcio atrai investidores

A tradicional modalidade vive um período de expansão no Brasil

3 de julho de 2024

Confiabilidade do consórcio atrai investidores

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) reforçam o fato de que a busca pelo tradicional consórcio vem crescendo. A pesquisa mostra que houve um crescimento de 4,7% no primeiro quadrimestre desse ano, em relação ao mesmo período do ano passado – e os segmentos com maior aumento na procura foram os de imóveis (24,1%) e veículos leves (9,3%).

Para quem não tem urgência na aquisição de um bem, especialmente de alto valor, e prefere acumular recursos de maneira planejada, o consórcio se torna uma excelente opção. Esta modalidade de compra coletiva cria o hábito da poupança, já que há o compromisso mensal de pagamento das parcelas. Por outro lado, caso haja mudanças nos planos, existe a possibilidade de adquirir o bem mais rapidamente, por meio dos lances.

Uma outra pesquisa anual sobre consórcio, realizada pelo instituto Kantar por encomenda da Abac, aponta que subiu a proporção de entrevistados que declararam já ter feito consórcio pelo menos uma vez: aumentou de 36% para 45%, comparado com quatro anos atrás.

Lair Eustaquio Ferreira, gerente de Negócios da CNP Seguradora, diz que “a variedade de opções é importante para oferecer aos clientes alternativas de produtos que atendam às suas necessidades de planejamento”, referindo-se à escolha pela empresa administradora do consórcio.

A CNP atua há mais de duas décadas no Brasil e faz parte do grupo francês CNP Assurances, com 170 anos de tradição, presença em 19 países e 48 milhões de clientes na Europa e na América do Sul. Por aqui, já criou mais de 800 grupos de consórcio.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de CNP.