Seja por competitividade ou por impulso da indústria, negócios independentes, normalmente familiares, precisam se aproximar de tecnologia para melhorar eficiência e gestão
8 de agosto de 2024
Uma pesquisa recente realizada pela Shopper Experience e pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) mostra que 60% das pessoas fazem parte de suas compras em “estabelecimentos de bairro”.
Atualmente, estes mercados de baixo, que durante um bom tempo reinaram sozinhos na vizinhança, hoje vivem parte de uma grande competição no universo das compras por proximidade, já que grandes redes varejistas, grupos de conveniência, indústrias e aplicativos de entrega estão disputando espaço nesse setor.
Samuel Carvalho (foto), diretor de Postos e Conveniência na Linx, empresa do grupo Stone, diz que a vida moderna hoje favorece um consumo mais rápido e mais picado, diferente da compra de mês nos tempos de inflação alta. “Hoje, o consumidor olha o que tá faltando, vai lá e compra.”
Ele também afirma que a competitividade explodiu nos tempos da pandemia, com o surgimento de novos hábitos. “O que é interessante é que essa competitividade fez os mercadinhos se mexerem, passando a trocar luz, cuidar dos produtos e até atacar operações diferentes. É um jogo em que os vencedores não estão definidos e tem espaço para todos. Mas o segredo pro dono de mercadinho de bairro ser competitivo passa por fazer uma gestão mais eficiente – e é a tecnologia que habilita isso.”
Já Valéria Rodrigues, CEO da Shopper Experience, cita o Pão de Açúcar Minuto e o Carrefour Express como exemplos de mercados de proximidade abertos pelas grandes redes varejistas. “A experiência de compra muda com as diferenças da economia, mas também nas oportunidades que temos em termos de canais.”
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.
18 de dezembro de 2024
Renner convida o público a receber 2025 em alto-astral
Especialistas destacam a importância do monitoramento das árvores em ambiente urbano
Poder dos dados é arma da Unilever para organizar distribuição em país continental
Propósito de Marca: Leonardo Zalcman
17 de dezembro de 2024
IA nos Negócios: André Turquetto
10 de dezembro de 2024
IA nos Negócios: Alexandre Dal Forno
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
3 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Think debateu soluções globais e o papel estratégico da indústria brasileira no comércio internacional
29 de novembro de 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2025
Guia de Pós + MBA 2024: publicação traz análises, tendências e orientações para profissionais que buscam uma especialização de impacto
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO