Cartão de crédito contribui para garantir poder de compra dos brasileiros

Maioria das operações de cartão de crédito (75%) é livre de qualquer incidência de juros

13 de junho de 2024

Cartão de crédito contribui para garantir poder de compra dos brasileiros

Segundo o último dado disponível pelo Banco Central do Brasil, cerca de 50% da população adulta brasileira tinha um cartão de crédito em 2022. Um grande crescimento em relação a 2017, quando o número girava em torno de 30%. Mas especialistas acreditam que ainda exista grande potencial de expansão.

Divulgado em junho, o relatório Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, do Banco Central, diz que o Brasil fechou o ano passado com 212,3 milhões de cartões de crédito ativos. Essa forma de transação é o segundo meio de pagamento mais usado pelos brasileiros, atrás apenas do Pix – segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) referente a 2023, a partir do cruzamento de dados da Abecs e do Banco Central do Brasil.

Vale destacar que, além de facilitar o acesso das pessoas aos mais diferentes bens e serviços, o uso do cartão de crédito é incentivado pelo fato de a maioria das operações (75%) ser livre de qualquer incidência de juros no Brasil. Para efeito de comparação, em outros mercados, como México e Estados Unidos, essa parcela é de somente 25% a 30% do total de transações, de acordo com dados do Banco Central do Brasil, Banxico, Nau Securities e Federal Reserve.

Os clientes brasileiros do Nubank, segundo levantamento interno, utilizaram o cartão de crédito para compras em supermercados (14,8%), serviços (13,9%), como streaming, transporte (12,1%) e itens para a casa (11,2%).

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Nubank.