Grupo francês investe em tecnologias como inteligência artificial e deep learning para acelerar transformação da companhia
29 de agosto de 2023
O Carrefour, principal varejista do Brasil, planeja adotar tecnologias de inteligência artificial (IA) para melhorar suas operações. Eles estão buscando implementar avanços tecnológicos, incluindo a integração do ChatGPT da OpenAI para atendimento digital aos consumidores, visando um serviço mais personalizado e natural. Além disso, planejam usar algoritmos internos para otimizar o atendimento nos caixas, reduzindo filas, e para gerenciar estoques e evitar desperdício de alimentos perecíveis. Essas iniciativas são baseadas em “deep learning”, que utiliza redes neurais para fortalecer a inteligência das máquinas por meio de análises de dados. O objetivo é liderar o mercado de e-commerce alimentar no Brasil, com Samuel James, diretor executivo digital do Grupo Carrefour no Brasil, destacando a falta de um agente dominante no setor como uma oportunidade para se destacar.
O Carrefour está mirando em uma área de mercado que ainda não possui um líder dominante, mas que conta com diversos concorrentes com abordagens diferentes. Isso inclui rivais de longa data como o Pão de Açúcar, que também está investindo em e-commerce alimentar, e competidores internacionais como Amazon e Mercado Livre, que focam em produtos não perecíveis. Além disso, há startups como iFood, Rappi, Shopper, Jüsto e Daki, que estão recebendo investimentos significativos para competir com os gigantes estabelecidos, oferecendo entregas rápidas.
Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), vê a inteligência artificial e o aprendizado profundo como formas de aumentar a competitividade do Carrefour, especialmente devido à ampla rede de lojas físicas da empresa pelo Brasil. No entanto, ele ressalta que a tecnologia não é a única solução para vencer nessa corrida competitiva. Questões como atendimento ao cliente, experiência do usuário na plataforma e qualidade dos produtos entregues também são desafios tradicionais que a empresa precisa enfrentar.
A transformação digital tem se tornado essencial para empresas tradicionais, incluindo o Carrefour, com o desafio de modernizar operações e adotar novas tecnologias. Samuel James, com experiência em empresas de tecnologia como Groupon, Helpling e Uber na América Latina, destaca que a transformação digital vai além da implementação de tecnologia, enfatizando a importância de incorporá-la na cultura da empresa. Ele reconhece a complexidade da transição, especialmente em uma empresa com história de operações convencionais, como o Carrefour, e enfatiza a necessidade de comprometimento de todos na organização para o sucesso dessa mudança.
Matéria produzida pelo jornalismo do Estadão e otimizada por IA. Fonte: www.estadao.com.br
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