Campo eleva produtividade ano a ano, mas custos são desafio

Se há algo em que o agricultor brasileiro se empenhou nas últimas décadas foi no aumento da produtividade de suas lavouras. Graças a isso, se nos anos 1970 o País era importador de alimentos, hoje é um dos principais exportadores globais e, segundo estudo da Embrapa, divulgado em março do ano passado, garante a nutrição […]

28 de julho de 2022

Campo eleva produtividade ano a ano, mas custos são desafio

Se há algo em que o agricultor brasileiro se empenhou nas últimas décadas foi no aumento da produtividade de suas lavouras. Graças a isso, se nos anos 1970 o País era importador de alimentos, hoje é um dos principais exportadores globais e, segundo estudo da Embrapa, divulgado em março do ano passado, garante a nutrição de mais de 800 milhões de pessoas no mundo.

O avanço não seria possível se o agricultor brasileiro não tivesse investido, ao longo desses anos, em elevar a produtividade, em que pese, porém, o desmatamento para aumento da área plantada, que também ocorreu, embora não na mesma proporção.

Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), feito em parceria com o Ministério da Agricultura (Mapa) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), divulgado no início de junho, apurou que a produtividade agrícola brasileira apresentou, de 1975 a 2020, um aumento de 400%.

Clique aqui para ler a reportagem completa sobre o assunto.