Acesso à informação acelera tratamento de mieloma múltiplo

Foi inaugurado nesta quarta-feira (11) o Espaço Mieloma Múltiplo – Mais Próximos Mais Fortes, uma exposição itinerante que ocupa o Museu da Casa Brasileira, na zona sul da capital paulista, e que nos próximos meses vai passar por Rio de Janeiro, Salvador e Brasília. A iniciativa faz parte da campanha Mais Próximos Mais Fortes, um […]

12 de maio de 2022

Acesso à informação acelera tratamento de mieloma múltiplo

Foi inaugurado nesta quarta-feira (11) o Espaço Mieloma Múltiplo – Mais Próximos Mais Fortes, uma exposição itinerante que ocupa o Museu da Casa Brasileira, na zona sul da capital paulista, e que nos próximos meses vai passar por Rio de Janeiro, Salvador e Brasília.

A iniciativa faz parte da campanha Mais Próximos Mais Fortes, um movimento de conscientização sobre o mieloma, que pretende alertar a população sobre sinais e sintomas da doença, e é resultado da parceria entre a Amgen e a Myeloma International Foundation Latin America (IMF).

A cada ano surgem no Brasil cerca de 7.000 novos casos de mieloma múltiplo, ou seja, 21 novos casos são diagnosticados em média todos os dias. No entanto, pela falta de obrigatoriedade na notificação, suspeita-se que esse número seja bem maior. Nos Estados Unidos, são 19 mil diagnósticos realizados todos os anos.

Segundo tipo de câncer do sangue em número de casos, o mieloma múltiplo afeta o sistema hematológico e causa complicações nos ossos e nos rins, decorrentes de problemas no sangue causados pela doença como anemia, coagulação anormal, fadiga e infecção.

Clique aqui para ler a reportagem completa.