Acelen é protagonista na transição energética brasileira

Bons indicadores na refinaria de Mataripe são o cartão de visitas da empresa, que planeja fortes investimentos no Brasil

30 de novembro de 2024

Acelen é protagonista na transição energética brasileira

O maior plano de investimento e modernização do setor de energia feito no Brasil nos últimos anos se refere à refinaria de Mataripe, na Bahia, que, desde que passou à gestão da Acelen, há três anos, vem apresentando ganhos significativos de eficiência e redução de impactos ao meio ambiente.

Os investimentos de mais de R$ 2 bilhões em modernização, segurança, transformação digital e eficiência hídrica e energética representam 2,6 vezes mais que a média histórica se comparada ao passado.

Com 74 anos de atividade, a usina baiana é uma das 17 refinarias de petróleo do Brasil e, hoje, a segunda maior do País, responsável por 14% da capacidade brasileira de refino e 42% da capacidade do Nordeste. Responde, sozinha, por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) baiano.

Durante um vodcast produzido pelo Estadão Blue Studio e apresentado pela jornalista Michelle Trombelli, Luiz de Mendonça, CEO da Acelen, falou sobre o projeto. “Nosso foco foi combinar o aumento da produtividade com a melhoria da pegada ambiental da refinaria. Em termos de segurança, outro valor essencial, nos tornamos uma das melhores do mundo.”

De acordo com o executivo, a refinaria também observou uma redução no consumo de água (em 26%) e no consumo energético (menos 11%), enquanto a capacidade de produção diária cresceu 4%, passando de 289 mil barris de petróleo para 302 mil barris, alcançando a marca de mais de 83 recordes de produção com a gestão Acelen.

Com mais de 30 itens no portfólio, a refinaria de Mataripe produz também combustível marítimo, querosene de aviação e nafta (insumo usado pela indústria química). Seis novos produtos (propano especial, butano especial, diesel marítimo, solvente, OCB1 e nafta craqueada) foram lançados desde que a refinaria foi assumida pela Acelen.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Acelen.