A importância do low code para a transformação digital

Plataforma amplia leque de soluções, democratiza acesso e reduz custos nas empresas

30 de agosto de 2023

A importância do low code para a transformação digital

Com apoio da Siemens Software e realização do Estadão Blue Studio, o meet point “O que é low code e sua importância para a transformação digital” aconteceu no dia 1º de agosto e contou com a presença de Fabio França, CSCO e CIO da Piracanjuba, Fábio Felizatti, diretor de Tecnologia e Inovação da Credsystem, e Renata Sampaio, diretora de Vendas Indiretas na Siemens Software para a América do Sul.

A ideia do encontro foi discutir os benefícios dessa tecnologia e as ocasiões em que pode ser aplicada, já que as plataformas low code vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo, pois utilizam menos códigos e permitem que até mesmo pessoas sem conhecimento específico em TI desenvolvam soluções.

A Siemens desenvolve, por meio da Mendix, uma das principais plataformas low code do mercado, e explica que a tendência veio para ficar. “Em momentos em que se fala de agilidade, organização, chegada mais rápida ao mercado, de competitividade, o low code só vem agregar. Gosto de usar um exemplo, pra quem quer entender no geral, como se construía os prédios antigamente e, agora, a gente constrói tudo pré-moldado. Mais ou menos seria isso o low code, pré-moldados em que você vai criar suas aplicações”, diz Renata Sampaio.

A Piracanjuba, uma das principais empresas de laticínios do País, já utiliza low code na interface com novos clientes, em atividades administrativas internas e também na gestão com transportadores. “O low code permite que eu consiga investir mais tempo na tomada de decisão, que é o mais importante, e menos tempo na criação das soluções. E, se precisar mudar as soluções, consigo fazer uma manutenção muito rápida. Utilizando essas plataformas de desenvolvimento, existe um ganho muito grande”, explica Fabio França.

Já a a Credsystem, empresa especializada na gestão de cartões de crédito para o varejo, enfrentou um dos maiores desafios de sua história durante a pandemia. Diante do boom do comércio eletrônico, foi preciso inovar em formas de pagamento e soluções. “Quando tivemos que apoiar os nossos parceiros, tivemos que mudar a velocidade das entregas, tivemos que repensar processos. E o low code nos ajudou a criar soluções em um tempo que a gente nunca tinha conseguido criar”, conta Fábio Felizatti.

Veja a íntegra do evento no YouTube do Estadão: