Boa parte das empresas entendeu que a produtividade tem muito mais a ver com qualidade de vida do que com horas no escritório
30 de agosto de 2023
O trabalho remoto, aliado à flexibilização da rotina dos colaboradores, tornou-se realidade no meio corporativo por conta das mudanças céleres que as empresas tiveram de adotar com o cenário nos últimos anos, especialmente depois da pandemia de covid-19.
E, mesmo com os benefícios que a nova forma de trabalhar traz à saúde mental dos colaboradores, como otimizar tempo ou estar mais perto dos familiares, há um movimento de empresas retornando ao modelo presencial, ainda que muitos profissionais não tenham certeza se vão se readaptar ao modelo totalmente presencial e conseguir manter o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.
Se antes da popularização do home office era comum passar horas no trânsito, sair de casa em dias chuvosos ou enfrentar contratempos antes de começar a rotina no trabalho, com a flexibilização isso deixou de ser aceitável. E boa parte das empresas entendeu que a produtividade tem muito mais relação com qualidade de vida do colaborador do que com as horas que ele passa no escritório.
Temos observado que essa tendência é um dos fatores mais relevantes para profissionais que estão buscando movimentações de carreira. Essas vagas estão entre as mais procuradas e disputadas e possibilitam que moradores de outros Estados executem suas funções a distância.
Para as empresas que ainda não viram os benefícios do teletrabalho, há números que os confirmam: em pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral, em parceria com a Grant Thornton e a Emlyon Business School, em 2020, mais de 58% dos respondentes afirmaram ser mais produtivos ou significativamente mais produtivos em home office.
Pesquisa realizada pelo LinkedIn, em 2022, mostrou que 30% dos trabalhadores deixaram seus empregos no último ano devido à falta de políticas flexíveis e cerca de 40% já consideraram essa possibilidade em algum momento de suas carreiras.
Clique aqui para ler a matéria completa, assinada por Ariane Junqueira, Líder de Talent Aquisition na Mondelez Brasil, para o Estadão Blue Studio.
14 de janeiro de 2025
Estadão celebra os 471 anos de São Paulo com caderno especial
10 de janeiro de 2025
Inovação, caminho para o desenvolvimento sustentável
8 de janeiro de 2025
Maior liquidação da história da Casas Bahia acontece este mês
16 de janeiro de 2025
IA nos Negócios: Guilherme Arruda e Luis Mesa
18 de dezembro de 2024
Propósito de Marca: Leonardo Zalcman
17 de dezembro de 2024
IA nos Negócios: André Turquetto
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Guia de Pós + MBA 2024
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO